Topo

Espanha e Polônia se enfrentam com a obrigação de reagir na Eurocopa

18/06/2021 21h51

Sevilha, Espanha, 19 Jun 2021 (AFP) - Espanha e Polônia se enfrentam neste sábado no segundo jogo de ambas na Eurocopa (às 16h00 pelo horário de Brasília), e as duas seleções têm a obrigação de reagir e apagar com uma vitória as dúvidas deixadas em suas respectivas estreias no torneio contra Suécia e Eslováquia.

A 'Roja' não passou do empate em 0 a 0 com os suecos, apesar de seu amplo domínio sobre os nórdicos, que só assustaram duas vezes em toda a partida.

Pior sorte tiveram os poloneses, que acabaram perdendo por 2 a 1 para a seleção que era considerada a zebra do Grupo E, a Eslováquia.

"O que deu errado? O fato de não termos concretizado todas as chances que tivemos", disse o treinador espanhol, Luis Enrique Martínez, após o jogo contra a Suécia, apontando para a falta de gol que tem penalizado a Roja nos últimos tempos.

O fraco desempenho no ataque acabou gerando críticas direcionadas ao atacante Álvaro Morata, que virou bode expiatório para os torcedores espanhóis pela falta de gols da Roja.

"Não é só o camisa 9 de cada equipe que deve fazer gols, mas também os zagueiros, os meias, os laterais ... Todos eles devem. Somos uma equipe ofensiva, todos atacam e todos defendem", disse Luis Enrique nesta sexta-feira.

- Morata "está muito bem" -Morata "está muito bem", acrescentou o treinador espanhol, que confirmou que ele estará entre os onze titulares neste sábado.

No ataque da Polônia, o astro Robert Lewandowski tampouco teve uma boa estreia no torneio continental.

O atacante do Bayern de Munique, que marcou 48 gols nesta temporada pelo seu clube, não conseguiu baçlançar a rede contra os eslovacos e mal apareceu na partida.

Lewandowski, que vai entrar em campo de La Cartuja sob pressão para tentar acertar sua pontaria, também foi defendido pelo seu treinador Paulo Sousa, que lembrou que o seu trabalho não é apenas o de marcar gols.

"Todos os adversários estão focados nele, tentando tirar espaço e isso criou oportunidades" para os seus companheiros, disse Sousa, insistindo que "não é o que o Robert consegue fazer com a bola, mas sim o que consegue sem ela".

Espanhóis e poloneses entrarão em campo, pressionados também pela vitória dos suecos nesta sexta-feira por 1 a 0 sobre a Eslováquia, que os colocou na liderança do grupo E com 4 pontos, à frente dos eslovacos (3 pontos).

Uma vitória permitiria à Roja empatar com os nórdicos na liderança, enquanto os poloneses, lanternas do grupo, não podem se dar ao luxo de falhar.

- Busquets só contra a Eslováquia -A Roja esperava contar com seu capitão, Sergio Busquets, positivo para covid-19 no dia 6 de junho, mas terá que esperar pela partida contra a Eslováquia.

"É um reforço muito importante para todos, porque ele é o capitão e alguém com relevância para a equipe", disse Luís Enrique, descrevendo o seu regresso como uma "boa notícia".

Se por um lado os espanhóis continuam sem Busquets, os poloneses não poderão contar para este confronto com o meia Grzegorz Krychowiak, expulso na partida contra a Eslováquia.

Apesar da estreia com derrota na Euro, o zagueiro polonês Jan Bednarek pediu na quinta-feira para não olhar para trás e enfrentar a Espanha com otimismo.

"Assimilamos a derrota diante da Eslováquia e toda a equipe está preparada para enfrentar a Espanha. Estamos muito bem preparados mental e fisicamente para esta partida", garantiu o zagueiro Kamil Glik nesta sexta-feira.

Obrigada a atacar, a Polônia poderá abrir espaços que acabem favorecendo o jogo de toque da Roja, que também precisa de gols para manter as chances de classificação à próxima fase.

- Prováveis escalações:

Espanha: Unai Simón - Marcos Llorente, Pau Torres, Laporte, Jordi Alba - Koke, Rodri, Pedri; Ferrán Torres, Morata, Dani Olmo. Técnico: Luis Enrique Martínez

Polônia: Szczesny - Kedziora, Bereszynski, Bednarek, Glik, Puchacz - Klich, Linetty, Zielinski - Lewandowski, Moder. Técnico: Paulo Sousa (POR)

Árbitro: Daniele Orsato (ITA)

gr/pm/gh/aam