Topo

Vice-presidente do COI chega ao Japão na reta final para início dos Jogos

15/06/2021 08h31

Tóquio, 15 Jun 2021 (AFP) - O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), John Coates, chegou ao Japão nesta terça-feira (15), no momento em que os organizadores intensificam os preparativos para os Jogos de Tóquio, a cinco semanas de sua inauguração.

Antes de sua chegada, dezenas de pessoas protestaram contra os Jogos, embora pesquisas de opinião recentes sugiram que a oposição ao evento diminuiu.

Os organizadores pretendem apresentar, nesta terça, a versão final das medidas sanitárias para os atletas, com as quais esperam manter as Olimpíadas a salvo da covid-19.

Já foram anunciadas medidas como os testes diários de atletas e o controle com GPS dos jornalistas que chegarem do exterior. Os organizadores alegam que estas medidas têm como objetivo dar garantias a um publico cético.

As pesquisas de opinião vinham mostrando a rejeição da maioria dos japoneses à celebração dos Jogos neste verão (hemisfério norte, inverno no Brasil). Com a chegada dos primeiros atletas e das autoridades olímpicas, porém, a oposição registrou queda.

- Pesquisas mais otimistas -Uma sondagem feita no início de junho indicou que metade do público japonês apoia a realização dos Jogos, enquanto outra enquete divulgada na segunda-feira (14) mostrou um aumento na aprovação, que agora chega a 64%. Na última consulta, da televisão NHK, 31% dos entrevistados se pronunciaram pelo cancelamento dos jogos, contra 49% com a mesma opinião em maio.

Em março, os organizadores decidiram proibir a entrada de espectadores procedentes do exterior, devido aos riscos sanitários muito elevados. Neste mês, as autoridades devem se pronunciar sobre a presença de espectadores locais e, em caso positivo, sobre a lotação permitida.

O anúncio deve ser feito, após uma decisão do governo japonês a respeito do estado de emergência sanitária em vigor em Tóquio e em outros nove departamentos do país. Por enquanto, ele fica em vigor até 20 de junho.

Coates ficará em quarentena por três dias, segundo a imprensa local, e depois manterá algumas restrições de mobilidade.

O Japão impôs uma quarentena de 14 dias para quem chega do exterior, mas a medida foi flexibilizada para os participantes dos Jogos.

Em torno de 84% dos atletas já foram vacinados, disse Coates ao jornal australiano "Financial Review", antes de sua viagem a Tóquio.

"Nunca alcançaremos 100%", admitiu, acrescentando que os atletas de alguns países da Ásia e da África vão ao Catar para se vacinar, enquanto atletas da América do Sul voam para Miami e Houston para injeções organizadas pelo COI.

A agência japonesa de notícias Kyodo informou na segunda-feira que o governo poderá manter algumas medidas restritivas em vigor em Tóquio, durante os Jogos, o que pode limitar o número de espectadores presentes nos eventos.

O Japão teve um surto relativamente pequeno de covid-19, com pouco mais de 14.000 mortes, mas o governo do primeiro-ministro Yoshihide Suga foi criticado por sua resposta à pandemia.

Nesta terça-feira, partidos da oposição apresentaram uma moção de censura, a princípio destinada a fracassar, dada a confortável maioria do governo no Parlamento.

bur-sah/mas/lda/psr/iga/tt