Topo

Daniel Alves e Gabigol são as novidades do Brasil para jogos contra Equador e Paraguai

14/05/2021 13h24

Rio de Janeiro, 14 Mai 2021 (AFP) - O experiente lateral Daniel Alves e o artilheiro do Flamengo 'Gabigol' são as principais novidades do Brasil para enfrentar Equador e Paraguai na quinta e sexta rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar-2022, que será disputada em junho.

O jogador de 38 anos, que conquistou a Copa América-2019, volta à Seleção após um ano e meio sem ser convocado, segundo a lista de 24 jogadores comandada por Neymar, divulgada nesta sexta-feira pelo técnico Tite.

A última veria e Senegal, em outubro de 2019, que terminaram empatados em 1 a 1.

"O alto nível e a longevidade da carreira como atleta, no momento em que ele está em seu clube e o histórico dele na seleção", foram os motivos para chamá-lo novamente, disse Tite em entrevista coletiva virtual na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

O atacante Gabriel Barbosa, de 24 anos, maior artilheiro do Flamengo com 12 gols, também retorna à seleção.

'Gabigol' vestiu a amarelinha pela última vez nos amistosos de outubro de 2019, os primeiros desde a vitória na Copa América disputada no Brasil.

Sua presença era exigida com insistência pelos torcedores do time rubro-negro.

Além de Dani Alves, eleito o melhor jogador do torneio sul-americano de 2019, e de Gabigol, se destacam a primeira convocação do zagueiro Lucas Veríssimo (25 anos) e a volta do meia Fred (de 28 anos) e do lateral Alex Sandro (30).

A última convocação do volante havia sido para a Copa da Rússia-2018 e a do lateral, para um amistoso contra a Argentina (derrota por 1 a 0), em novembro de 2019.

- Neymar comanda o ataque -O craque francês do PSG, Neymar, comandará o ataque do líder isolado das eliminatórias sul-americanas (com 4 vitórias em 4 jogos) nas partidas contra o Equador, no dia 4 de junho, em Porto Alegre, e contra o Paraguai, no dia 8 de junho em Assunção.

O camisa 10 terá a companhia de jogadores como Marquinhos, Casemiro, Thiago Silva, Roberto Firmino, Gabriel Jesus e Vinicius Junior.

O único desfalque importante é o do lesionado Philippe Coutinho, do Barcelona, na Espanha.

O Brasil voltará aos gramados após uma pausa de seis meses. Seus últimos duelos foram em novembro, nas vitórias contra a Venezuela (1-0) e o Uruguai (2-0).

Os confrontos contra Colômbia e Argentina, marcados para março passado, foram adiados para o segundo semestre devido ao agravamento da pandemia.

A inatividade "prejudica todas as seleções sul-americanas, uma realidade que não gostaríamos de viver, [mas] temos que manter o alto nível, manter a alta qualidade", disse Tite.

Depois das partidas contra Equador e Paraguai, o Brasil se prepara para a Copa América que será disputada na Colômbia e Argentina entre 13 de junho e 10 de julho.

Tite não se aprofundou sobre o time que vai levar a essa competição e se mostrou "preocupado" com os protestos antigovernamentais na Colômbia, que deixaram 42 mortos e tiveram impacto na realização dos jogos da Copa Libertadores.

Convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool, ING), Ederson (Manchester City, ING), Weverton (Palmeiras).

Defensores: Daniel Alves (Sao Paulo), Danilo (Juventus, ITA), Alex Sandro (Juventus, ITA), Renan Lodi (Atlético de Madrid, ESP), Eder Militao (Real Madrid, ESP), Lucas Veríssimo (Benfica, POR), Marquinhos (Paris Saint-Germain, FRA), Thiago Silva (Chelsea, ING).

Volantes: Casemiro (Real Madrid, ESP), Douglas Luiz (Aston Villa, ING), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool, ING), Fred (Manchester United, ING), Lucas Paquetá (Olympique de Lyon, FRA).

Atacantes: Everton 'Cebolinha' (Benfica, POR), Roberto Firmino (Liverpool, ING), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City, ING), Neymar (Paris Saint-Germain, FRA), Richarlison (Everton, ING), Vinicius Junior (Real Madrid, ESP).

raa/js/ol/aam

SPORT LISBOA E BENFICA - FUTEBOL

JUVENTUS FOOTBALL CLUB

MANCHESTER UNITED