Topo

Borussia Dortmund vence Leipzig (4-1) e conquista a Copa da Alemanha

13/05/2021 19h06

Berlim, 13 Mai 2021 (AFP) - Com dobradinhas dos jovens astros Jadon Sancho e Erling Haaland, o Borussia Dortmund venceu o Leipzig por 4 a 1 nesta quinta-feira e conquistou a Copa da Alemanha.

Com portões fechados no Estádio Olímpico de Berlim, o Dortmund encaminhou a vitória já antes do intervalo, quando vencia por 3 a 0. O gol do Leipzig foi marcado na reta final (87) pelo espanhol Dani Olmo.

Diante do domínio da posse de bola do Leipzig, comandado pelo próximo técnico do Bayern de Munique, Julian Nagelsmann, o Dortmund se impôs com a categoria de seus jovens atacantes para conquistar sua quinta Copa, sucedendo ao próprio Bayern, eliminado nesta temporada nas oitavas de final pelo Holstein Kiel, da segunda divisão, nos pênaltis.

Liderado pelo técnico interino Edin Terzic, que assumiu o comando em dezembro após a saída de Lucien Favre, o Dortmund recuperou seu DNA de time ambicioso e destemido DNA, que parecia ter perdido nos últimos anos.

Sancho, jogador da seleção inglesa de 21 anos, abriu o placar aos 5 minutos, concluíndo um contra-ataque iniciado pelo capitão Marco Reus, que havia roubado uma bola no meio de campo.

Aos 28 minutos, Haaland, de 20 anos, recebeu uma bola e usou o corpo em um drible para desequilibrar e deixar no chão o francês Dayot Upamecano, jogador que assinou com o Bayern para a próxima temporada. Logo em seguida mandou a bola para o fundo da rede.

- Reus brilha -Pouco antes do intervalo (45 + 1) Reus, que fez uma final espetacular, avançou pela esquerda se livrando do zagueiro e do goleiro e deu a assistência para Sancho.

Nagelsmann, o tpecnico estrela, de apenas 33 anos, tentou reagir colocando Yussuf Poulsen e Christopher Nkunku no ataque após o intervalo, e o sueco Emil Forsberg aos 60 minutos de jogo. O trio mudou a dinâmica e Leipzig começou a criar chances.

Assim que o jogo recomeçou, o ex-jogador do PSG, Nkunku, mandou uma bola no travessão. Depois, Forsberg acertou a trave aos 71. Poucos segundos depois, foi o espanhol Olmo quem finalmente encontrou o gol.

A 20 minutos do fim, o Leipzig precisava de uma virada épica, mas a defesa do Dortmund controlou a situação. Haaland, após um passe de Sancho, fechou o placar com um chute em que teve sorte, já que havia perdido o equilíbrio. O disparo acabou pegando o goleiro Peter Gulacsi no contrapé.

Para o Leipzig e Nagelsmann, que queriam conquistar seu primeiro troféu na despedida do treinador, a decepção é grande.

Para o Dortmund, o título significa se reposicionar no mapa do futebol alemão diante de quem pensa que o Leipzig, que já quase garantiu o vice-campeonato na Bundesliga, atrás do Bayern, se tornou o segundo grande 'oficial' da Alemanha.

cpb/fbx/pm/aam