Topo

Atletas árabes e muçulmanos expressam apoio a palestinos

11/05/2021 14h30

Nicósia, 11 Mai 2021 (AFP) - Atletas árabes e muçulmanos contribuíram nos últimos dias, antes das competições de suas equipes e nas redes sociais, com seu apoio aos palestinos, em meio aos confrontos entre forças de segurança israelenses e manifestantes em Jerusalém Oriental.

Jogadores de futebol compartilharam mensagens de solidariedade nas redes sociais, especialmente para os palestinos do bairro Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental, no setor da cidade sagrada ocupada por Israel.

É o destino das famílias palestinas ameaçadas de despejo por parte dos colonos judeus desse bairro que desencadeou os confrontos que causaram mais de 500 feridos nos últimos dias.

O jogador francês do Manchester United, Paul Pogba, postou uma foto dele no Instagram, com a legenda: "O mundo precisa de paz e amor (...) Rezem pela Palestina", escreveu.

O astro argelino Riyad Mahrez, que deve disputar a final da Liga dos Campeões com o time britânico Manchester City, colocou a bandeira palestina em sua conta do Twitter com a hashtag #SaveSheikhJarrah.

Esse tweet do campeão africano foi retuitado mais de 50.000 vezes.

O jogador marroquino do Inter de Milão, Achraf Hakimi, postou um vídeo em sua conta no Twitter com uma jovem de véu detida por agentes de segurança.

"Você não precisa ser árabe para rezar pela Palestina, você só precisa ser humano", escreve o egípcio Ahmed Hassan 'Koka', atacante do Olympiacos, da Grécia.

A lista de simpatizantes também inclui o campeão russo de artes marciais, Khabib Nurmagomedov, o futebolista francês Franck Ribéry, que joga pela Fiorentina, o zagueiro alemão Shkodran Mustafi e o ex-atacante Frédéric Kanoute, do Mali, que tuitou: "O Apartheid continua e os palestinos são expulsos de suas casas, enquanto a maioria dos dirigentes são cúmplices por seu silêncio".

Esta campanha de apoio também chegou a outras personalidades do mundo dos esportes, como o ex-jogador egípcio Mohamed Aboutrika, que trabalha como comentarista da emissora beIN Sports, no Catar.

jac/hj/gk/bfi/psr/mcd/bn

Twitter

MANCHESTER UNITED