Topo

Final de Liga dos Campeões entre equipes de um mesmo país não é novidade

05/05/2021 21h21

Paris, França, 6 Mai 2021 (AFP) - Manchester City e Chelsea, após eliminarem respectivamente PSG e real Madrid nas semifinais, vão jogar a final da Liga dos Campeões no dia 29 de maio em Istambul, na Turquia, em uma festa do futebol inglês.

Mas não é novidade que duas equipes de um mesmo país disputem a taça mais cobiçada do Velho Continente na grande decisão.

- 2000: Real Madrid-Valencia, precursor -A Copa da Europa, precursora da Liga dos Campeões, dificultava muito este tipo de jogo em uma final, mas as sucessivas reformas da competição têm permitido que este fenômeno se repetisse.

Em 2000, o Real Madrid enfrentou outro clube espanhol, o Valencia, então comandado pelo argentino Héctor Cúper. Os madrilenhos venceram com autoridade por 3 a 0, com gols de Fernando Morientes, do inglês Steve McManaman e de Raúl González Blanco.

- 2003: Milan-Juventus, a noite de Dida -O goleiro brasileiro do Milan, Dida, se tornou o herói do time 'rossonero' ao defender três pênaltis na disputa com a Juventus após o término da partida em 0 a 0.

O ucraniano Andrey Shevchenko foi o autor da cobrança que deu à equipe da Lombardia o sexto título nesta competição, o quarto do capitão Paolo Maldini.

- 2008: Manchester United-Chelsea, a 1ª de CR7 -Aos 23 anos, Cristiano Ronaldo levantou a primeira das cinco 'Orelhudas' que tem em sua galeria pelo Manchester United (as outras quatro foram conquistadas pelo Real Madrid).

Autor de um gol aos 26 minutos, o português teve que esperar a disputa de pênaltis para ser campeão, depois que Frank Lampard empatou para os 'Blues'. Ronaldo foi o único a perder sua cobrança pelo United, que acabaria levando a taça (6-5).

- 2013: Bayern de Munique-Dortmund, Lewandowski derrotado -Na única final 100% alemã até o momento, o Bayern venceu com um gol no fim do holandês Arjen Robben (2-1) contra o Dortmund, que na época era liderado por um certo Robert Lewandowski.

Anos mais tarde ele se tornaria um mito do 'Rekordmeister', que naquela noite conquistou seu quinto troféu nesta competição.

- 2014: Real Madrid-Atlético, a cabeçada de Ramos - Dominado e superado pelo rival madrilenho, o Real evitou a derrota com uma cabeçada do zagueiro Sergio Ramos nos últimos segundos da final.

Os 'rojiblancos' acusaram o golpe e afundaram na prorrogação, perdendo por um placar de 4 a 1 no final.

- 2016: Real Madrid-Atlético, episódio II - Dois anos depois daquela final em Lisboa, Milão foi palco do segundo episódio da final madrilenha, e com um novo drama.

O Atlético conseguiu levar o Real para a disputa de pênaltis dessa vez, mas Cristiano Ronaldo converteu a cobrança decisiva que deu o título aos 'merengues', o 11º dos treze que o clube possui.

- 2019: Liverpool-Tottenham, Klopp coroado -Madri foi mais uma vez protagonista, mas nessa ocasião como cidade que recebeu uma nova final entre equipes inglesas.

O alemão Jürgen Klopp, técnico do Liverpool que havia perdido a final um ano antes, correspondeu ao papel de favorito e derrotou o Tottenham de Mauricio Pochettino por 2 a 0.

ama/mcd/aam