Topo

Patinador sul-coreano afastado por assédio sexual competirá pela China

08/03/2021 09h38

Seul, 8 Mar 2021 (AFP) - O sul-coreano Lim Hyo-jun, campeão olímpico de patinação de velocidade em pista curta e excluído da equipe de seu país por assédio sexual, adotou a nacionalidade chinesa e poderá disputar os Jogos de Inverno de Pequim no ano que vem, informou nesta segunda-feira a imprensa da Coreia do Sul.

O patinador de 24 anos recebeu seu novo passaporte na sexta-feira, de acordo com a rede sul-coreana MBC, e começará a treinar com a seleção chinesa após ser colocado em quarentena de acordo com o protocolo prevenção à covid-19.

Lim Hyo-Jun, medalhista de ouro nos 1.500 metros e bronze nos 500 metros nos Jogos de Pyeongchang de 2018, foi expulso da equipe sul-coreana em agosto de 2019 por ter arriado a calça de um companheiro de equipe durante um treinamento.

Ele foi condenado por assédio sexual em primeira instância e posteriormente considerado inocente após um recurso. O caso está agora na Suprema Corte do país.

Se condenado, a suspensão de um ano o impediria de competir pelo seu país de origem nos Jogos de 2022.

Ao obter a nacionalidade chinesa, ele busca "uma alternativa" para voltar a patinar, informaram os representantes do atleta, citados pela agência sul-coreana Yonhap.

Nos últimos anos, surgiram vários casos de violência sexual na patinação de velocidade na Coreia do Sul, uma grande nação nessa modalidade.

Em janeiro, um ex-técnico da equipe nacional foi condenado à prisão por agressão sexual ao bicampeão olímpico Shim Suk-hee.

sh/slb/av/pm/psr/lca