Topo

Ex-secretário de Estado pede que EUA boicotem Jogos de Inverno em Pequim

05/03/2021 19h45

Washington, 5 Mar 2021 (AFP) - O ex-secretário de Estado americano Mike Pompeo apoiou nesta sexta-feira (5) os apelos para que os Estados Unidos boicotem os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, dizendo que a atividade "desagradável" da China a tornou um anfitrião inadequado.

Pompeo, crítico ferrenho de Pequim enquanto era o principal diplomata de Donald Trump, disse que o governo anterior tentou nos últimos meses persuadir o Comitê Olímpico Internacional a suspender os Jogos de Inverno.

"Espero que nossos atletas tenham a chance de participar das Olimpíadas. Eles merecem muito isso", disse Pompeo ao apresentador de rádio conservador Hugh Hewitt. "Mas, no final, não podemos permitir que atletas americanos viajem a Pequim e recompensem o Partido Comunista Chinês pelas atividades desagradáveis nas quais está envolvido", disse. "As Olimpíadas são uma expressão de liberdade e talento atlético, e realizá-las em Pequim é completamente inapropriado."

Vários republicanos, incluindo a ex-embaixadora na ONU Nikki Haley - além de Pompeo, considerado um candidato potencial à presidência em 2024 -, pediram um boicote. Alguns justificaram com a perseguição em massa de muçulmanos uigures em Pequim, uma política que Pompeo declarou em seu último dia de mandato um genocídio.

O sucessor de Pompeo, Antony Blinken, concordou com a classificação de genocídio, mas a administração do presidente Joe Biden, assim como a equipe de Trump enquanto no poder, não se pronunciou sobre o boicote às Olimpíadas, que estão programadas para começar em 4 de fevereiro.

A China denunciou os pedidos de boicote e nega o genocídio, dizendo que está oferecendo treinamento vocacional às minorias para reduzir o interesse pelo extremismo islâmico.

Os Estados Unidos lideraram um boicote às Olimpíadas de Moscou de 1980, devido à invasão soviética do Afeganistão. A delegação soviética boicotou os Jogos de Verão em Los Angeles quatro anos depois.

sct/dw/jc/lb