Topo

PSG e grandes do futebol francês estreiam na Copa da França

08/02/2021 21h00

Paris, 9 Fev 2021 (AFP) - Começando por sua grande potência Paris Saint-Germain, a Ligue 1 entra em cena a partir desta terça-feira na Copa da França, no caminho reservado para os clubes profissionais, um mês depois do normal, em uma temporada abalada pela covid-19.

Reims (L1)-Valenciennes (L2), Lyon (L1)-AC Ajaccio (L2) e Lorient (L1)-Paris FC (L2) abrem a fase nesta terça, antes dos duelos de quarta-feira, com o PSG visitando o Caen (L2) e o Olympique de Marselha enfrentando o Auxerre (L2), também fora de casa.

Metade dos clubes da Ligue 1 se enfrentam, com um Dijon-Lille na Borgonha, um duelo que já foi vencido por 1 a 0 pelo aual líder do campeonato francês, o Lille, no dia 31 de janeiro.

Nîmes-Nice, Strasbourg-Montpellier, Nantes-Lens, todos na quarta-feira, assim como Angers-Rennes na quinta-feira completam a lista de jogos entre times da elite francesa.

As 15 equipes que superarem esta fase enfrentarão nos 32-avos de final, nos dias 6 e 7 de março, os 17 sobreviventes do chaveamento de clubes não profissionais e dos clubes da Nacional 1 (terceira divisão) que saírem vencedores de uma rodada entre eles, nos dias 13 e 14 de fevereiro.

O PSG, vencedor de cinco das últimas seis edições, joga no campo do Caen seis dias antes de viajar até Barcelona para disputar a ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

Seu técnico, Mauricio Pochettino, terá que fazer rodízios em uma equipe que joga de três em três dias desde o início do ano.

O Olympique de Marselha, que perdeu por 2 a 0 no domingo para o PSG no clássico francês, conta com a Copa da França para dar um rumo a sua temporada irregular.

A equipe vai tentar a vaga fora de casa contra o Auxerre, um time tradicional do futebol francês que vive uma fase difícil. Atualmente na segunda divisão, o Auxerre venceu uma semifinal antológica contra o Olympique na Copa da França (1-1, 3-1 nos pênaltis), com um gol de Sabri Lamouchi aos 118 minutos e o empate do OM por meio de Bernard 'Nino' Ferrer de pênalti aos 120 minutos.

Naquele ano de 1996, o Auxerre conquistou a dobradinha Campeonato francês-Copa da França. E o OM disputava a segunda divisão.

Também haverá o clássico "americano" da Garonne entre o Bordeaux, da primeira divisão, e o Toulouse, que está na segundona, cujos donos são dos Estados Unidos.

-- Programação da Copa da França (horário de Brasília):

- Terça-feira:

(14h30) Reims - Valenciennes

Lorient - Paris FC

(16h00) Lyon - AC Ajaccio

- Quarta-feira:

(10h45) Bordeaux - Toulouse

Grenoble - Monaco

Strasbourg - Montpellier

Auxerre - Olympique de Marselha

Nantes - Lens

Amiens - Metz

(13h00) Brest - Rodez

Nîmes - Nice

(15h00) Dijon - Lille

(16h05) Caen - PSG

- Quinta-feira:

(17h45) Sochaux - Saint-Etienne

(19h00) Angers - Rennes

eba/pm/psr/aam