Topo

Bill Gates: "Jogos de Tóquio dependerão do sucesso das vacinas"

Bill Gates toma vacina contra a covid-19 - Reprodução/Twitter
Bill Gates toma vacina contra a covid-19 Imagem: Reprodução/Twitter

De Tóquio

27/01/2021 11h36

O filantropo americano Bill Gates estimou, em uma entrevista à agência de notícias japonesa Kyodo, divulgada nesta quarta-feira (27), que o destino dos Jogos Olímpicos de Tóquio dependerá dos avanços das campanhas de vacinação contra o coronavírus no mundo.

"Acho que será preciso ver os avanços obtidos" na distribuição das vacinas ao longo dos próximos meses, disse.

"Acho que ainda é possível (organizar os Jogos como previsto), se as coisas correrem bem", acrescentou o bilionário, ex-fundador e patrono da gigante da tecnologia Microsoft.

Bill Gates está bastante empenhado em promover e financiar a vacina, especialmente nos países em desenvolvimento, por meio da Fundação Bill e Melinda Gates.

A menos de seis meses para a cerimônia de abertura, a realização dos Jogos de Tóquio (previstos para acontecerem de 23 de julho a 8 de agosto) continua sob ameaça, devido ao ressurgimento mundial do coronavírus e à circulação de variantes potencialmente mais contagiosas e perigosas.

O Japão vive atualmente sua pior onda de infecções desde o início da crise sanitária. Esse quadro obrigou o governo a decretar um novo estado de emergência no início de janeiro, atingindo em 11 departamentos do país, incluindo Tóquio.