Topo

Arsenal é eliminado da FA Cup pelo Southampton; City avança no sufoco

23/01/2021 17h58

Southampton, Reino Unido, 23 Jan 2021 (AFP) - O Southampton eliminou o Arsenal, atual campeão, da FA Cup, a quem derrotou neste sábado por 1 a 0, com um gol contra do zagueiro Gabriel, na quarta fase da competição.

O brasileiro desviou involuntariamente para o fundo da rede do goleiro alemão Bernd Leno aos 24 minutos, após um cruzamento de Kyle Walker-Peters.

O técnico espanhol do Arsenal, Mikel Arteta, fez sete alterações em relação ao time que venceu o Newcastle por 3 a 0 na segunda-feira em um jogo da Premier League.

Os 'Gunners', que conquistaram a competição catorze vezes, enfrentaram um Southampton determinado jogando em casa, e cujo técnico, o austríaco Ralph Hasenhuttl, da Áustria, apresentou um time forte, com Danny Ings voltando de uma lesão muscular e um teste positivo para covid-19, para completar o ataque ao lado do ex-jogador do Arsenal, Theo Walcott.

O Southampton, que nunca havia derrotado o Arsenal na Copa da Inglaterra, teve essa aposta ambiciosa recompensada.

Mikel Arteta, que conquistou a FA Cup em agosto em sua primeira temporada no Arsenal como técnico, se disse "muito triste" por deixar a competição.

"No primeiro tempo cometemos alguns erros devido à grande pressão que eles fizeram. Na segunda etapa, criamos duas ou três oportunidades, mas não foi suficiente para marcar", acrescentou o treinador basco.

Arteta decidiu poupar o meia ganês Thomas Partey, o lateral-esquerdo Bukayo Saka e o atacante francês Alexandre Lacazette. Todos os três entraram no segundo tempo mas não conseguiram empatar.

O clube londrino ocupa atualmente a décima colocação na Premier League, dois pontos atrás do adversário deste sábado, que tem um jogo a menos.

O Arsenal havia vencido a última edição da FA Cup no último dia 1º de agosto na final contra o Chelsea (2-1), conquistando o título em quatro das últimas sete edições.

O Southampton, que venceu a competição em 1976, enfrentará o Wolverhampton na próxima fase, as oitavas de final, dentro de três semanas.

A equipe de Arteta vai retornar a Southampton na terça-feira para uma partida da Premier League.

- Susto do Manchester City -Nas demais partidas deste sábado, não houve surpresas para os clubes da primeira divisão.

Mas quem passou um sufoco foi o Manchester City, que perdia por 1 a 0 para o Chesterham, da quarta divisão, até o minuto 81, quando Phil Foden empatou.

Aos 84, o atacante brasileiro Gabriel Jesus colocou os 'Citizens' na frente e o espanhol Ferran Torres decretou a vitória de 3 a 1 nos acréscimos (90 + 4).

O técnico Josep Guardiola havia optado por escalar um time misto e quase se despediu de uma competição que o Manchester City já venceu seis vezes, a última em 2019.

"Viemos aqui com humildade e no final tivemos qualidade para fazer a diferença", disse Guardiola, aliviado após a vitória.

Outros três times da Premier League venceram seus jogos. O Brighton derrotou o Blackpool (da terceira divisão) por 2 a 1, mesmo placar do duelo entre Sheffield United e Plymouth Argyle (também da League One) e o West Ham goleou o Doncaster Rovers (outro time da terceirona) por 4 a 0.

Pablo Fornals (2), Andriy Yarmolenko (32), Andy Butler (gol contra, aos 53) e Oladapo Afolayan (78) marcaram para os 'Hammers'.

O West Ham, sétimo na Premier League após três vitórias consecutivas, vai jogar a próxima fase (as oitavas de final) contra o Manchester United ou o Liverpool.

-- Resultados e programação da quarta fase da Copa da Inglaterra (horário de Brasília):

- Sexta-feira, 22 de janeiro:

Chorley (amador) - Wolverhampton (D1) 0 - 1

- Sábado, 23 de janeiro:

Southampton (D1) - Arsenal (D1) 1 - 0

Swansea (D2) - Nottingham Forest (D2) 5 - 1

Barnsley (D2) - Norwich City (D2) 1 - 0

Millwall (D2) - Bristol City (D2) 0 - 3

Brighton (D1) - Blackpool (D3) 2 - 1

Sheffield United (D1) - Plymouth Argyle (D3) 2 - 1

West Ham (D1) - Doncaster Rovers (D3) 4 - 0

Cheltenham Town (D4) - Manchester City (D1) 1 - 3

Bournemouth (D2) - Crawley Town (D4)

- Domingo, 24 de janeiro:

(09h00) Chelsea (D1) - Luton Town (D2)

(11h30) Fulham (D1) - Burnley (D1)

Brentford (D2) - Leicester (D1)

(14h00) Manchester United (D1) - Liverpool (D1)

(17h00) Everton (D1) - Sheffield Wednesday (D2)

- Segunda-feira, 25 de janeiro:

(16h45) Wycombe Wanderers (D2) - Tottenham (D1)

jw/psr/aam