Topo

Português Paulo Sousa assume como novo técnico da seleção da Polônia

21/01/2021 15h03

Varsóvia, 21 Jan 2021 (AFP) - O português Paulo Sousa é o novo técnico da Polônia, anunciou nesta quinta-feira o presidente da Federação Polonesa (PZPN), Zbigniew Boniek.

"Estou muito orgulhoso por ser treinador da seleção polonesa", afirmou Paulo Sousa em uma mensagem de vídeo divulgada em uma coletiva de imprensa. Após uma passagem como jogador por clubes importantes como Juventus, Borussia Dortmund e Inter de Milão, Paulo Sousa, de 50 anos, iniciou a carreira como treinador em vários países, na Premier League inglesa (Queens Park Rangers, Swansea, Leicester), Hungria (Videoton), Israel (Maccabi Tel Aviv), Suíça (Basel), Itália (Fiorentina), China (Tianjin Quanjian) e França (Bordeaux).

Este ex-jogador da seleção portuguesa substitui Jerzy Brzeczek, de 49 anos, que foi demitido na segunda-feira.

"Tenho visto desânimo na equipe", disse Boniek na quinta-feira para justificar a demissão do antigo treinador. "Assim, a seleção não poderia seguir adiante", afirmou o ex-craque dos anos 1970 e 80.

"Os jogos que nos aguardam, tanto nas eliminatórias para a Copa do Mundo como na Eurocopa, exigem que esta equipe progrida", acrescentou Boniek, agradecendo a Brzeczek pelo trabalho realizado.

A demissão do ex-treinador é uma surpresa, já que seu contrato havia sido renovado no final de novembro.

Jerzy Brzeczek estava no comando da seleção polonesa desde 12 de julho de 2018.

Com ele, a Polônia disputou 24 jogos e conquistou a sua vaga na Eurocopa, onde terá como adversários em seu grupo Espanha, Suécia e Eslováquia.

A seleção polonesa terminou as eliminatórias para a Euro liderando seu grupo.

Nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar-2022, a Polônia vai enfrentar Inglaterra, Hungria, Albânia, Andorra e San Marino.

bo/dt/dr/aam