Topo

Copa da Itália - 2021

Roma viola regra de substituições e cai para a Spezia na Copa da Itália

Jogadores do Spezia comemoram resultado sobre a Roma - Reprodução
Jogadores do Spezia comemoram resultado sobre a Roma Imagem: Reprodução

19/01/2021 20h31

A modesta Spezia, 13º colocado na Serie A, eliminou a Roma nesta terça-feira nas oitavas de final da Copa da Itália, ao vencer por 4 a 2 na prorrogação. A partida contou com uma série de acontecimentos curiosos. O time de Paulo Fonseca empatou por 2 a 2 durante o tempo normal, teve dois jogadores expulsos e sofreu mais dois gols. Se não bastassem os acontecimentos dentro das quatro linhas, a equipe ainda cometeu uma infração ao fazer seis substituições - uma a mais que o permitido pelas regras da Fifa.

A Spezia abriu 2 a 0 nos 90 minutos regulamentares com Andrey Galabinov (aos 6 minutos, de pênalti) e Saponara (aos 15). Dona da casa, a Roma forçou a prorrogação com gols de Lorenzo Pellegrini (43, de pênalti) e do armênio Henrikh Mkhitaryan (73), após um passe do espanhol Borja Mayoral.

As expulsões

No tempo extra, o zagueiro Gianluca Mancini recebeu o segundo cartão amarelo e o goleiro espanhol Pau López recebeu o vermelho direto por uma entrada dura, quase em sequência. Com apenas 9 homens em campo, a Roma não conseguiu resistir. Daniele Verde e Riccardo Saponara ampliaram para o time visitante.

Erro de cálculo

Mesmo se tivesse vencido, a Roma não avançaria no torneio. Isso porque o time violou uma das regras da substituição, e trocou seis jogadores ao invés dos cinco atualmente permitidos.

Depois da expulsão de Mancini, o goleiro Daniel Fuzato, ex-Palmeiras, substituiu o meia Cristante. Além dele, outro brasileiro, Ibañez, também entrou durante a prorrogação, totalizando seis trocas.

Diferentemente de outros torneios mundo afora durante a pandemia, a Copa Itália não segue o novo 'padrão' permitido pela Fifa de uma substituição extra em prorrogações. O controle do número de jogadores substituídos é de inteira responsabilidade das equipes, e não do quarto árbitro.

Na semana que vem, pelas quartas de final, a Spezia vai enfrentar o atual campeão do torneio, o Napoli, que eliminou o Empoli.
Os outros jogos terão Inter x Milan, SPAL x Juventus. O Atalanta, que também joga na terça, espera o vencedor de Lazio x Parma para conhecer seu adversário.