Topo

Uefa analisa Liga dos Campeões com mínimo de 10 jogos por time

Taça da Liga dos Campeões - AFP PHOTO / LLUIS GENE
Taça da Liga dos Campeões Imagem: AFP PHOTO / LLUIS GENE

01/12/2020 20h37

Londres, 1 dez 2020 (AFP) - A Uefa vai analisar nesta semana um projeto de reforma da Liga dos Campeões que prevê uma primeira fase sem grupos, mas com 10 jogos garantidos para cada clube, um aumento de quatro jogos em relação a quantia atual. As informações são do jornal britânico The Times.

Batizada de 'sistema suíço', a reforma, que entraria em vigor a partir de 2024, teria como objetivo barrar o projeto de criação de uma "superliga europeia" promovida por vários grandes clubes do continente, indicou o jornal.

No novo modelo, um sorteio seria realizado com cabeças de série, que daria a cada participante 10 jogos - cinco em casa e cinco fora -, com nove rivais de diferentes níveis. Os pontos somados serviriam para estabelecer uma classificação unificada com todas as equipes participantes.

Ao final desses 10 jogos, o torneio entraria na fase de oitavas de final, mas sem sorteio, como acontece atualmente. O 1º enfrentaria o 16º classificado, o 2º o 15º, e assim por diante. Os classificados entre a 17ª e 24ª posições disputariam a Liga Europa.

Esta fórmula teria a aprovação da Associação dos Clubes Europeus (ECA) e da Organização das Ligas Europeias, e deve ser apresentada oficialmente pela Uefa aos clubes europeus nas próximas duas semanas.

O vice-presidente da Uefa, o inglês David Gill, disse ao Times na semana passada que o sistema de classificação para este novo formato da Liga dos Campeões continuaria a baseada na classificação nos diferentes campeonatos nacionais, embora também se pudesse aprovar que os semifinalistas, ou mesmo os participantes das quartas de final de uma edição, garantissem vaga automaticamente para o ano seguinte.

Para Lars-Christer Olsson, presidente da Associação das Ligas Europeias essa fórmula é "muito mais realista" do que a proposta feita pelos grandes clubes em 2019 com uma primeira fase com quatro grupos de oito times cada (atualmente são oito grupos com quatro equipes) que levaria à disputa mínima de 14 partidas por equipe, ao invés das 6 atuais.