Topo

Pelé agradece pela saúde e lucidez a poucos dias de completar 80 anos

20/10/2020 17h44

São Paulo, 20 Out 2020 (AFP) - Pelé, considerado pela Fifa o melhor jogador do século XX, destacou o fato de estar com saúde e lúcido às vésperas de completar 80 anos.

"Pelos 80 anos, em primeiro lugar eu tenho que agradecer a Deus pela saúde de chegar até aqui com essa idade e lúcido, mas não muito inteligente", brincou o ex-atacante em vídeo enviado a jornalistas.

Vestido com uma camisa azul e aparentando estar bem, o tricampeão mundial recebeu os parabéns antecipados que "algumas pessoas" lhe enviaram por seu aniversário de 80 anos, comemorado na sexta-feira.

"Espero que, quando eu morrer, Deus me receba da mesma forma que todos me recebem hoje em nome do nosso amado futebol", acrescentou o Rei.

Confinado em casa devido à pandemia de coronavírus, o Rei do Futebol pediu desculpas por ter magoado alguém com suas esmagadoras vitórias pelo Santos, pelo americano Cosmos ou pela Seleção Brasileira, com a qual conquistou as Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.

"Com todos os campeonatos que ganhei, claro que o outro lado fica um pouco triste mas é coisa da vida, me desculpem. Porém, em nome de Deus, agradeço de coração tudo o que ganhei na minha carreira", afirmou o ex-jogador.

Premiado pela Fifa em 2000 como o melhor jogador do século XX, distinção que divide com o argentino Diego Maradona, Edson Arantes do Nascimento internacionalizou o futebol e a seleção brasileira.

Além de vencer três Copas do Mundo, Pelé tem o crédito de ter ultrapassado a barreira dos mil gols, com 1.281 marcados em 1.363 partidas, número questionado por incluir jogos não profissionais, segundo alguns especialistas em estatística.

O estatístico espanhol Alexis Martín-Tamayo (Mister Chip) destaca que o brasileiro marcou 757 gols em 815 jogos profissionais.

Atualmente, Pelé tem dificuldade para andar devido a problemas no quadril e foi hospitalizado várias vezes nos últimos anos.

A dificuldade em se mover o deixou deprimido, segundo afirmou seu filho Edinho em fevereiro, embora o ex-atacante tenha negado essa informação mais tarde.

raa/mel/ol/lca