Topo

Projeto de reforma do futebol inglês é vetado por unanimidade por clubes

Logotipo da Premier League em bola usada no Campeonato Inglês -
Logotipo da Premier League em bola usada no Campeonato Inglês

14/10/2020 17h33

O projeto "Big Picture", que pretendia fazer reformas profundas no futebol profissional na Inglaterra, não será "apoiado nem implementado" pela Premier League, conforme anúncio da decisão "por unanimidade" dos 20 clubes que integram a entidade.

Esta reforma, sugerida pelos proprietários do Liverpool e do Manchester United, previa uma redução para 18 do número de clubes na elite e uma nova divisão dos direitos de transmissão, revelou a imprensa inglesa no domingo, provocando uma forte rejeição da entidade que organiza o campeonato e dos clubes por não terem sido consultados.

O governo britânico também se opôs. O primeiro-ministro Boris Johnson denunciou "manobras de bastidores que minam a confiança na governança do futebol".

A Premier League especificou em seu comunicado que agora "trabalhará como um coletivo de 20 times em um plano estratégico para as estruturas futuras e financiamento do futebol inglês", "consultando todas as partes" e sob "um processo aberto e transparente".

A estrutura das competições, o calendário, a governança e a solidez financeira dos clubes serão afetados, e tanto os torcedores como a Liga Inglesa de Futebol (EFL) farão parte.

A maioria dos clubes da EFL apoiou o projeto "Big Picture", de acordo com seu presidente Rick Parry, que no passado dirigiu o Liverpool e a Premier League.

O projeto prevê a transferência imediata de 250 milhões de libras (275 milhões de euros) aos 72 clubes que integram desde a Championship (2ª divisão) à Liga Dois (4ª divisão), uma ajuda impossível de ser rejeitada por clubes à beira da falência devido à crise econômica causada por covid-19.

Como medida de assistência, a Premier League divulgou na quarta-feira que iria desbloquear 50 milhões de libras (55 milhões de euros) para os clubes da Liga Um e Dois na forma de doações e empréstimos sem juros para "garantir que nenhum clube quebre".

A Premier League já havia desbloqueado uma primeira ajuda de emergência de 27,2 milhões de libras (30 milhões de euros) nesta temporada, à qual acrescenta esses 50 milhões de libras.