Topo

Shakhtar goleia Basel (4-1) e enfrentará Inter nas semifinais da Liga Europa

11/08/2020 19h49

Gelsenkirchen, Alemanha, 11 Ago 2020 (AFP) - O ucraniano Shakhtar Donetsk superou as quartas-de-final da Liga Europa nesta terça-feira, derrotando o Basel por 4 a 1 em um jogo disputado com portões fechados em Gelsenkirchen, na Alemanha, e vai enfrentar a Inter de Milão nas semifinais.

Em uma partida que dominou do início ao fim, o Shakhtar ficou em vantagem logo aos dois minutos de jogo, quando os suíços nem sequer haviam tocado na bola.

Após um escanteio, o atacante ucraniano de origem brasileira Junior Moraes aproveitou a falta de marcação para finalizar de cabeça. O Shaktar não diminuiu o ritmo e goleou com gols dos brasileiros Taison (22), Alan Patrick (75, de pênalti) e Dodô (88).

Pelo Basel, o holandês Ricky Van Wolfswinkel marcou o gol de honra nos acréscimos (90+2).

"Jogamos de maneira fantástica contra um adversário muito difícil. Nos preparamos muito e a semifinal era o nosso objetivo. Tivemos momentos muito bons", comemorou o técnico do Shakhtar, Luis Castro.

Já o zagueiro do Basel, Silvan Widmer, lamentou o resultado: "Eles marcaram um gol cedo e foi muito difícil para nós porque o Shakhtar tem jogadores fantásticos, principalmente com espaços. Tivemos que sair e tentar atacar e o jogo ficou aberto, estávamos cansados e desesperados para marcar. Eles nos venceram no contra-ataque".

Em uma noite em que tudo deu certo para o experiente time ucraniano, assíduo da Champions League, Junior Moraes liderou um contra-ataque espetacular e tocou para Taison, que finalizou com um chute na entrada da área, ampliando para 2 a 0.

O Basel, que viveu um pesadelo logo no início do jogo, precisou então desesperadamente se aproximar da área do Shakhtar.

Na reta final Alan Patrick fez o terceiro de pênalti e o lateral-direito Dodô ampliou a conta.

Van Wolfswinkel aproveitou o primeiro chute a gol do Basel na partida para fechar o placar em 4 a 1.

O clube ucraniano, vencedor da competição em 2009, vai jogar as semifinais em Düsseldorf na próxima segunda-feira contra a Inter de Milão, que vive uma grande fase, e eliminou o Bayer Leverkusen nas quartas de final (2-1).

bk/pm/iga/aam