Topo

Lewandowski espera a superar artilharia de Cristiano Ronaldo na Liga dos Campeões

10/08/2020 15h52

Paris, 10 Ago 2020 (AFP) - Com sete gols à frente da segunda posição, o polonês Munique Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, lidera a artilharia da Liga dos Campeões com 13 gols, quatro a menos que o recorde de Cristiano Ronaldo em uma única edição do torneio continental.

Com treze gols em sete jogos, o polonês tem a possibilidade de estabelecer uma nova marca a partir das quartas de final da Liga dos Campeões, fase do torneio europeu que já não conta com o eliminado Cristiano Ronaldo (Juventus), que atingiu a marca de 17 gols e 11 partidas na temporada 2013-2014.

O formato excepcional desta edição 2019-2020, com jogo único nas quartas e na semifinal, priva Lewandowski de duas partidas, caso o time alemão avance até a decisão.

Se o Bayern for à final da competição, ele terá três jogos para alcançar o atacante português.

Outro desafio para o polonês é a artilharia histórica. Com os dois gols que fez contra o Chelsea nas oitavas de final (4 a 1), ele tem ao todo 66 gols em participações na Liga dos Campeões, ocupando assim a quarta posição, a cinco do terceiro colocado, Raúl González (ex-Real Madrid).

Na liderança, está Cristiano Ronaldo, com 130, muito à frente do vice-artilheiro Lionel Messi (Barcelona), que ainda está na competição e tem a chance de ampliar seu total de 115 gols.

No jogo em que a Juventus foi eliminada nas oitavas pelo Lyon, Cristiano Ronaldo balançou as redes duas vezes.

- Artilheiros da temporada 2019-2020 da Liga dos Campeões:

13 gols: Lewandowski (Bayern de Munique)

10 gols: Haaland (Dortmund)

6 gols: Depay (Lyon), Gabriel Jesus (Manchester City), Gnabry (Bayern Múnich), Kane (Tottenham), Mertens (Napoli), Sterling (Manchester City)

5 gols: Benzema (Real Madrid), Icardi (PSG), Ilicic (Atalanta), Lautaro Martínez (Inter de Milão), Kylian Mbappé (PSG), Son Heung-min (Tottenham)

4 gols: Cristiano Ronaldo (Juventus), Forsberg (RB Leipzig), Hakimi (Dortmund), Orsic (Dinamo Zagreb), Promes (Ajax), Rodrygo (Real Madrid), Sabitzer (RB Leipzig), Salah (Liverpool), Suárez (Barcelona), Werner (RB Leipzig)

- Artilheiros da história da Liga dos Campeões desde 1992/93 (sim contar as fases preliminares):

1. Cristiano Ronaldo (Juventus) 130 gols

2. Lionel Messi (Barcelona) 115

3. Raúl (+) 71

4. Robert Lewandowski (Bayern Munique) 66

5. Karim Benzema (Real Madrid) 65

6. Ruud van Nistelrooy (+) 56

7. Thierry Henry (+) 50

8. Zlatan Ibrahimovic (Milan) 48

. Andrei Shevchenko (+) 48

10. Filippo Inzaghi (+) 46

(+) jogadores que não estão mais em atividade

bds/kau/jed/pm/iga/lca

AFC AJAX

SPORT LISBOA E BENFICA - FUTEBOL

JUVENTUS FOOTBALL CLUB