Topo

CR7 marca dois gols, mas Lyon elimina Juventus nas oitavas da Liga dos Campeões

07/08/2020 20h06

Turim, Itália, 7 Ago 2020 (AFP) - Mesmo com a vitória de virada, com dois gols do atacante português Cristiano Ronaldo, a Juventus foi eliminada em casa nas oitavas de final da Liga dos Campeões pelo Lyon que, mesmo com a derrota de 2 a 1, avança às quartas de final do torneio continental.

Os franceses foram à Turim com a vantagem obtida por terem vencido por 1 a 0 no primeiro encontro das oitavas, disputado na França. E no confronto desta sexta, Depay abriu o marcador (11) para os visitantes e Cristiano Ronaldo fez para os italianos (42, de pênalti, e 59), que precisavam de uma vitória por dois gols de diferença para avançar às quartas da competição europeia.

O Lyon vai jogar as quartas de final na próxima semana (dia 14), em Lisboa, contra o Manchester City, que nesta sexta eliminou o Real Madrid.

A Juventus, depois de conquistar seu nono título consecutivo no Campeonato Italiano no final de julho, tinha a missão de tentar a conquista do título europeu, algo que não alcança desde 1996.

Mas suas últimas atuações não estimulavam o otimismo, já que vinha de derrota para o Napoli, nos pênaltis, na decisão da Copa da Itália e de um desempenho abaixo do padrão na reta final do Italiano, com apenas oito pontos conquistados em oito partidas.

Cristiano Ronaldo, que tem cinco títulos na Liga dos Campeões, viu escapar sua segunda oportunidade de erguer o troféu continental com a Juve.

Na temporada passada, na sua estreia na equipe de Turim, saiu da competição nas quartas de final, eliminado pelo holandês Ajax.

O time francês, por sua vez, chega às quartas de final da Liga dos Campeões em uma temporada que até agora tem sido muito negativa para o clube.

O Lyon ficou em sétimo lugar no Campeonato Francês, encerrado antes da data prevista devido à pandemia, e na última sexta-feira perderam nos pênaltis para PSG na final da Copa da Liga Francesa.

Por conta desse desempenho, o conjunto francês não tem no momento vaga para participar da próxima Liga dos Campeões ou da Liga Europa, algo que não ocorre desde 1997. Sua única chance de estar presente no principal torneio do continente repousa na conquista desta Liga dos Campeões, uma missão que ainda parece complicada mas que, depois de chegar às quartas, ainda é possível.

- Cristiano Ronaldo comanda o ataque - No primeiro tempo, o Lyon mostrou que não estava em Turim para se defender. O primeiro lance ofensivo do confronto coube à equipe francesa, com um chute forte do franco-argelino Houassam Aouar (8), que obrigou o goleiro polonês Wojciech Szczesny a fazer um bela defesa.

A vantagem no placar acabou surgindo para os visitantes no minuto 11, quando com o o auxílio do árbitro de vídeo (VAR) foi marcado um pênalti do uruguaio Rodrigo Bentancur sobre Aouar.

A cobrança convertida por Memphis Depay (12) serviu para acordar os donos da casa, que assumiram todas as ações ofensivas na reta final do primeiro tempo, sendo as melhores delas com seu atacante português.

Aos 39, Cristiano Ronaldo teve uma bela oportunidade defendida pelo compatriota Anthony Lopes. Mas aos 43, depois de toque de mão de Depay dentro da própria área, o atacante cobrou o pênalti e igualou o placar (1 a 1).

Na volta para o segundo tempo, Cristiano Ronaldo seguiu liderando as ações ofensivas da Juve, e o segundo gol veio logo.

Aos 60, após receber de Federico Bernardeschi, acertou um potente chute de fora da área, contra o qual Lopes nada pôde fazer.

A Juventus assumiu as ações ofensivas e quase fez o terceiro numa cabeçada de Leonardo Bonucci (63) que passou rente à trave adversária.

Aos 70, Paulo Dybala, recuperado de uma lesão na coxa após dez dias de tratamento, entrou em campo e cinco minutos depois fez um cruzamento que Cristiano Ronaldo cabeceou sobre o travessão.

Dybala voltou a sentir a lesão e foi substituído em 83, sem ser capaz de ajudar a Juventus conseguir o desejado terceiro gol.

Com o fim do jogo, o time italiano se despede da temporada de forma amarga, enquanto o Lyon vê florescer a esperança de buscar uma salvação.

bur/dr/lca