Topo

Alemão - 2019/2020

Vídeo mostra goleiro do Bayern cantando música croata de extrema-direita

Foi divulgado um vídeo do Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique, cantando uma música da extrema-direita - Michael Dalder/Reuters
Foi divulgado um vídeo do Manuel Neuer, goleiro do Bayern de Munique, cantando uma música da extrema-direita Imagem: Michael Dalder/Reuters

Da AFP, em Berlim

13/07/2020 10h45

O goleiro alemão do Bayern de Munique, Manuel Neuer, foi filmado na Croácia, onde passa férias, cantando uma música da extrema-direita do país dos Balcãs.

O vídeo, divulgado nesta segunda-feira (13) no site do jornal alemão Bild, mostra o campeão do mundo de 2014 em um barco na cidade de Dubrovnik com vários amigos e o treinador de goleiros do Bayern, Toni Tapalovic.

Os membros do grupo cantam "Lijepa li si" ("Você é tão bonita") do controverso cantor croata Marko Perkovic.

Conhecido como 'Thompson', referindo-se a uma metralhadora da mesma marca, Perkovic é um famoso admirador do Movimento Revolucionário Croata, Ustashas, uma organização paramilitar fascista e nacionalista.

Alguns dias após a final da Copa do Mundo de 2018, o cantor acompanhou a seleção da Croácia, que havia perdido para a França, em um desfile na capital Zagreb.

A letra da música cantada por Neuer, 'Thompson' lista diferentes regiões croatas e citra 'Herzeg-Bósnia', uma república croata de vida curta da Bósnia, nunca reconhecida internacionalmente e dissolvida após os acordos de Dayton em 1995.

O capitão do Bayern não comentou o vídeo, mas seu empresário explicou à Bild que o jogador não fala croata e não entende a letra.

Contatado pela AFP, o Bayern de Munique não quis comentar o assunto.

Essa música é geralmente cantada nos estádios por torcedores croatas radicais.

Ela foi até escolhida como o hino oficial da equipe na Euro 2016, uma eleição validada pela federação, mas criticada por várias organizações antirracistas.

Neuer, de 34 anos e que já foi convocado para a seleção da Alemanha 95 vezes, está de férias por duas semanas, depois de vencer a liga alemã pela oitava vez.

Assim que retornar aos treinos, o jogador vai se preparar para o reinício da Liga dos Campeões, na qual a equipe alemã está próxima de se classificar para as quartas de final, após vencer a partida de ida contra o Chelsea por 3 a 0 em Londres.