Topo

Equipe da NFL mudará de nome por conta do movimento antirracista

13/07/2020 11h47

Washington, 13 Jul 2020 (AFP) - O time de futebol americano Washington Redskins ("Os peles vermelhas de Washington) confirmou nesta segunda-feira (13) que mudará seu nome e logotipo, por conta do ressurgimento da controvérsia nos Estados Unidos após a onda de protestos contra o racismo.

"Confirmamos que vamos retirar o nome e o logotipo dos Redskins", divulgou a equipe da NFL em comunicado, indicando que ainda está trabalhando na nova identidade.

A equipe já havia anunciado que o nome estava sob revisão, no momento em que os Estados Unidos realizam um auto-exame sobre o racismo, pelos protestos sociais impulsionados pela a morte do cidadão negro George Floyd numa ação policial em 25 de maio.

A franquia de esportes anunciou em 3 de julho que estava iniciando um processo de "revisão completa" depois que as pressões aumentaram e seus patrocinadores exigiram a mudança.

As críticas vêm aumentando há décadas para que o nome seja alterado e várias organizações indígenas pediram a equipe a "abandonar esse insulto racista".

No entanto, o proprietário do time, Dan Snyder, até o momento recusou e alegou que o nome era uma homenagem ao povo indígena.

rcw-an/dga/lca