Topo

7 a 1: goleada para a Alemanha faz 6 anos e é lembrada como piada no Brasil

Rede do Mineirão na vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1 - Alex Livesey/FIFA via Getty Images
Rede do Mineirão na vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1 Imagem: Alex Livesey/FIFA via Getty Images

07/07/2020 21h12

Seis anos após a maior humilhação sofrida pela seleção brasileira, o 7 a 1 diante da Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014 em casa se tornou um meme e uma piada frequente no país pentacampeão.

A goleada passou a ser usada no Brasil para comentar sobre qualquer revés ou quando um duro golpe é sofrido. "Perdemos de 7 a 1" ou "esse foi mais um 7 a 1" são expressões incorporadas à vida cotidiana do povo brasileiro.

No dia 8 de julho de 2014, a seleção alemã dominou o Brasil no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, impondo a maior derrota canarinha em seus 114 anos de história e a maior goleada sofrida por um campeão mundial.

Outra frase que se tornou comum no Brasil foi "é gol da Alemanha!", usada com ironia quando uma coisa negativa se repete com frequência, além de "mais um gol da Alemanha?".

Diferentemente da derrota por 2 a 1 sofrida pelo Brasil na final da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã contra o Uruguai (a tragédia que ficou conhecida como 'Maracanazo') — um trauma nacional —, a surreal derrota para os alemães foi encarada com um certo humor pelos brasileiros.

Centenas de memes foram rapidamente inventados em que apareciam alguns dos protagonistas do jogo, como o técnico Luiz Felipe Scolari, o zagueiro David Luiz, os meias Fernandinho e Oscar e os atacantes Hulk e Fred.

Naquele fatídico dia, a Alemanha encaminhou a vitória em menos de meia hora de jogo, com um 5 a 0 no placar que silenciaram o Mineirão, com gols de Thomas Müller, Miroslav Klose, Sami Khedira e dois de Toni Kroos.

No segundo tempo, o atacante André Schürrle ainda marcou duas vezes e colocou o impressionante 7 a 0 no placar, antes de Oscar, no último minuto (90), marcar o gol de honra do Brasil.

Cinco dias depois, a Alemanha se tornou a primeira seleção europeia a conquistar uma Copa do Mundo nas Américas, se sagrando tetracampeã com uma vitória por 1 a 0 sobre a Argentina de Lionel Messi no Maracanã.

A seleção brasileira ainda sofreu outra derrota nesse mundial: perdeu por 3 a 0 para a Holanda na partida que valia o terceiro lugar.