Topo

Amiens recorre ao Conselho contra rebaixamento no Campeonato Francês

Presidente do Amiens, Bernard Joannin; clube já apresentou recurso contra fim do campeonato - Reprodução/AmiensSC
Presidente do Amiens, Bernard Joannin; clube já apresentou recurso contra fim do campeonato Imagem: Reprodução/AmiensSC

Da AFP, em Paris

26/05/2020 10h17Atualizada em 26/05/2020 12h31

O Amiens SC, que protesta por ter sido rebaixado para a segunda divisão do futebol francês, apresentou hoje dois recursos no Conselho de Estado, a mais alta instância jurídica do direito administrativo francês.

O clube se opõe à decisão de 30 de abril do Conselho de administração da Liga de Futebol Profissional (LFP) francesa, que, seguindo as diretrizes do governo do país, suspendeu em definitivo o Campeonato Francês.

A classificação final rebaixou o Amiens, 19º colocado no momento da suspensão, quando ainda restavam dez rodadas para disputar.

"O Amiens segue na luta contra esta decisão que acreditamos ser injusta, incoerente e sem fundamento", declarou o presidente do clube, Bernard Joannin, à AFP.

"O Conselho de administração da LFP definiu um rebaixamento arbitrário de nosso clube. Acreditamos que a justiça é a única esperança que nos resta para combater esta desigualdade. Vamos recorrer ao Conselho de Estado", completou.

O Amiens apresentou um recurso em processo de urgência para suspender os efeitos da decisão e aguarda uma resposta em até 15 dias.

Além do clube, a comunidade de Amiens também recorreu ao Conselho de Estado.

O Lyon, sétimo colocado na tabela no momento da suspensão — e privado de disputar as competições europeias na próxima temporada — recorreu ontem ao Conselho de Estado. O Toulouse, último colocado, não quis revelar suas intenções.

Já o AC Ajaccio, terceiro colocado da segunda divisão, também irá recorrer ao Conselho de Estado.

O clube da Córsega, que pede para disputar uma repescagem de acesso à primeira divisão, teve o recurso negado ontem pelo Comitê Nacional Olímpico Francês (CNOSF).