PUBLICIDADE
Topo

Liga belga de futebol adia decisão sobre encerramento do campeonato

Decisão adia provável título do Brugge, líder do campeonato até a paralisação - Photonews/Getty Images
Decisão adia provável título do Brugge, líder do campeonato até a paralisação Imagem: Photonews/Getty Images

em Bruxelas

09/04/2020 11h31

A Assembleia Geral da Pro League, que reúne os 24 clubes profissionais de futebol da Bélgica, adiou em nove dias a decisão sobre um provável encerramento antecipado da temporada no país devido a pandemia de coronavírus, anunciou a entidade na tarde de ontem em comunicado.

O conselho de administração do campeonato havia recomendado em 25 de março encerrar os campeonatos da primeira e segunda divisões, uma opção considerada "prematura" e "injustificada" pela Uefa, que ameaçou deixar os clubes belgas de fora das competições europeias na próxima temporada.

"Depois da recomendação emitida pelo conselho de administração em 25 de março, e com o objetivo de comunicar ao conjunto de clubes sobre a crise de saúde e suas consequências, uma Assembleia Geral acontecerá em 24 de abril", explicou a organização. Inicialmente, a Assembleia estava prevista para 15 de abril.

Os motivos do adiamento em nove dias da Assembleia não foram informados, mas poderiam ser motivados por negociações em andamento entre a Federação Belga de Futebol (URBSFA) e a Uefa.

A proposta do conselho de administração do campeonato deverá ser apresentada ao comitê executivo da Uefa.

A URBSFA apresentará à entidade europeias suas "recomendações de encerrar o campeonato". Mehdi Bayat, presidente da URBSFA, afirmou no sábado (4) que uma "solução construtiva" estava sendo analisada com a Uefa.

Em caso de encerramento da temporada, o atual líder do Campeonato Belga, o Brugge, será proclamado campeão nacional.

Futebol