Topo

Liga Inglesa desbloqueia ajuda para os clubes em dificuldades

A Liga Inglesa de Futebol (EFL) vai ajudar clubes em dificuldades financeiras após a suspensão do Campeonato - Getty Images
A Liga Inglesa de Futebol (EFL) vai ajudar clubes em dificuldades financeiras após a suspensão do Campeonato Imagem: Getty Images

18/03/2020 18h55

Londres, 18 Mar 2020 (AFP) - A Liga Inglesa de Futebol (EFL) vai liberar 50 milhões de libras (R$296 milhões) para ajudar clubes em dificuldades financeiras após a suspensão do campeonato devido à nova pandemia de coronavírus, anunciou a entidade nesta quarta-feira.

"Serão tomadas medidas para ajudar imediatamente [os clubes] com liquidez por meio de um pacote de curto prazo de 50 milhões de libras", afirmou a EFL em um comunicado.

A ajuda será destinada principalmente aos clubes da segunda, terceira e quarta divisão, que são os que enfrentam mais problemas financeiros devido à suspensão do campeonato, pois precisam continuar pagando aos jogadores sem arrecadar nada nas bilheterias.

O futebol profissional na Inglaterra foi suspenso até ao menos o dia 3 de abril após a disseminação da covid-19.

A EFL insistiu que concluir o campeonato é "o objetivo principal", embora a saúde seja a prioridade.

O adiamento em um ano da Eurocopa-2020, anunciado na terça-feira, deve permitir que antes do verão europeu seja possível concluir os campeonatos nacionais, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, importantes desafios esportivos e financeiros para a sobrevivência de ligas e clubes.

Mas de acordo com um estudo da consultora KPMG publicado nesta quarta-feira, só o Campeonato Inglês poderia deixar de ganhar entre 1,15 e 1,25 bilhão de euros em direitos de televisão, bilheteria e receita publicitária como resultado da suspensão do campeonato.