Topo

Ex-número 1 do tênis, Marcelo Rios acusa ATP de encobrir doping de Agassi

Marcelo Rios faz careta durante partida de veteranos contra o holandês Paul Haarhuis em Londres (09/12/2006) - Christopher Lee/Getty Images
Marcelo Rios faz careta durante partida de veteranos contra o holandês Paul Haarhuis em Londres (09/12/2006) Imagem: Christopher Lee/Getty Images

Em Paris (França)

19/02/2020 15h31

O ex-tenista chileno Marcelo Rios criticou duramente a ATP em entrevista ao jornal chileno La Tercera, acusando a entidade que comanda o circuito profissional masculino de ter encoberto "em quatro oportunidades" nos anos 1990 casos de doping da estrela americana André Agassi.

Rios, que atingiu o topo do ranking mundial em 1998 mesmo sem nunca ter vencido um torneio de Grand Slam, mas que tem 18 títulos na carreira, era conhecido dentro de quadra pelo forte temperamento. Um traço de personalidade que parece ter conservado aos 44 anos.

Questionado pelo jornal chileno sobre o caso de doping do compatriota Nicolas Jarry, suspenso após um exame positivo por uso de anabolizante em novembro de 2019, Rios atacou a ATP, "a maior merda que existe".

"Eles pegaram Agassi quatro vezes no doping e encobriram o caso porque era Agassi, e o tênis estava em crise. São uns merdas, uns 'gringos'", continuou Rios.

Em sua autobiografia publicada em 2009, André Agassi, ex-número 1 do mundo e um dos maiores nomes da história do tênis, admitiu usar metanfetamina durante parte da carreira e ter sido pego no doping por uma droga pura em 1997. Agassi também relatou ter mentido à ATP para justificar o exame positivo, evitando assim qualquer punição, mas não citou outro caso.

Procurada pela AFP, a ATP não comentou até hoje as acusações de Rios, que tem tido discretas aparições públicas desde que se aposentou em 2004 devido a dores nas costas.