Topo

Fifa cancela reunião do conselho prevista para março na sede da Conmebol

A sede da Conmebol, em Assunção (Paraguai) - Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte
A sede da Conmebol, em Assunção (Paraguai) Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte

18/02/2020 17h34

Lausana, Suíça, 18 Fev 2020 (AFP) — A Fifa anunciou nesta terça-feira o cancelamento de uma reunião do seu Conselho marcada para março em Assunção, no Paraguai, que será substituída por uma videoconferência em Zurique.

"A pedido de vários membros, a reunião inicialmente planejada em Assunção será realizada por videoconferência em 20 de março em Zurique", afirmou a Fifa em comunicado divulgado nesta terça-feira.

Os membros que desejam participar pessoalmente dessa reunião "serão bem-vindos", acrescentou a entidade.

Segundo fontes diferentes, alguns membros asiáticos expuseram as dificuldades de se movimentar no meio do novo coronavírus que afeta principalmente a China, onde quase 1.900 mortes foram registradas e mais de 72.300 casos de infecções dessa epidemia.

Além disso, a pauta da reunião "não é muito carregada", segundo essa fonte próxima ao caso.

O cancelamento desta reunião agendada na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), presidida por Alejandro Domínguez, também vice-presidente da Fifa, ocorre em um clima de tensão entre a mais alta instância do futebol e algumas confederações, incluindo a da América do Sul.

Na quarta-feira passada, se reuniram na Suíça os conselhos da Uefa e da Conmebol, duas das confederações que reclamam da falta de transparência do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e sua intervenção em relação aos clubes.

Esta reunião teve como objetivo, principalmente, discutir "o futuro das competições".

Dominguez não gostaria que Infantino negociasse diretamente com os clubes sul-americanos sua participação na nova Copa do Mundo de Clubes com 24 equipes, cuja primeira edição será realizada em 2021 na China.

No início de junho, está agendada outra reunião do Conselho da Fifa em Adis Abeba, na Etiópia, pouco antes do 70º Congresso da entidade.

Desde a eleição de Infantino como presidente da Fifa, o Conselho realizou inúmeras reuniões fora da sede de Zurique.