Topo

Fifa constata diferença crescente entre Europa e restante do mundo

Ao mesmo tempo em que concentra receitas, futebol europeu tem concentrado títulos de clubes e seleções - Arnd Wiegmann/Reuters
Ao mesmo tempo em que concentra receitas, futebol europeu tem concentrado títulos de clubes e seleções Imagem: Arnd Wiegmann/Reuters

Da AFP, em Lausanne (Suíça)

31/01/2020 12h23

"A diferença entre o nível da Europa e o restante do mundo se acentua" no futebol, constatou hoje o diretor de desenvolvimento da Fifa, o francês Arsène Wenger, durante o lançamento de um programa de desenvolvimento de talentos.

A partir deste ano, através da nova iniciativa, as 211 federações da Fifa poderão encomendar um diagnóstico realizado por especialistas, que abrangerá a área de alto rendimento a nível masculino e feminino relativo às seleções de todas as categorias e ligas nacionais, explicou a entidade internacional em comunicado.

A Europa monopoliza os títulos das Copas do Mundo no futebol masculino desde que o Brasil foi campeão em 2002. A nível de clubes, a última equipe não europeia a vencer o Mundial foi o Corinthians, em 2012.

As diferenças de receitas também se tornaram abismal. De acordo com o ranking da consultoria especializada Deloitte, os 30 clubes mais ricos do mundo fazem parte da Uefa, a confederação europeia.

"Precisamos de mais competições de jovens para identificar talentos e poder propor aos jogadores uma carreira. Devemos também reforçar a formação dos técnicos", analisou Wenger, lendário ex-técnico do Arsenal.

O novo programa da Fifa prevê também a formação de instrutores locais, diretores técnicos e cursos para treinadores de goleiros, de futebol de salão e praia.