Topo

Inglês - 2019/2020

Campeonato Inglês só terá VAR em erros "claros e evidentes" dos árbitros

Árbitro faz o sinal do VAR em partida do Liverpool contra o Wolverhampton na liga inglesa - CARL RECINE
Árbitro faz o sinal do VAR em partida do Liverpool contra o Wolverhampton na liga inglesa Imagem: CARL RECINE

em Londres (Inglaterra)

30/12/2019 16h55

A partir de agora, a arbitragem de vídeo (VAR) só será usada na Premier League para corrigir erros "claros e evidentes" após uma última rodada polêmica. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da International Board (IFAB), a entidade que define as regras do futebol.

Norwich, Brighton, Sheffield United, Wolverhampton, Brighton e Crystal Palace tiveram gols anulados na rodada do 'Boxing Day' em decisões tomadas pelo VAR, em lances de impedimento em que foram apontadas margens ínfimas.

Lukas Brud, secretário-geral da IFAB, admitiu que o VAR deve ser utilizado em jogadas com erros "claros e evidentes". "Não se deve perder muito tempo buscando coisas marginais", acrescentou.

"Se temos que passar vários minutos para decidir se há impedimento ou não, quer dizer que não está claro e evidente e que a decisão original (a do árbitro) deveria prevalecer", insistiu.

O responsável se referia principalmente à partida entre o líder Liverpool e o Wolverhampton, que terminou com uma vitória dos 'Reds' por 1 a 0, depois que os 'Wolves' tiveram o gol de empate anulado devido a um impedimento de apenas alguns centímetros.

No início de dezembro, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, fez um apelo pedindo à IFAB mais "clareza" e "rapidez" no uso do VAR, citando especialmente as jogadas de impedimento e toques de mão.