Topo

Real, Milan e River criam associação para debater novo Mundial de Clubes

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, será o primeiro a ocupar a liderança da WFCA - Divulgação/Real Madrid
Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, será o primeiro a ocupar a liderança da WFCA Imagem: Divulgação/Real Madrid

15/11/2019 13h58

Oito grandes clubes do futebol mundial, incluindo Real Madrid e Milan, anunciaram hoje a criação de uma associação mundial de clubes, com intuito de abrir maior diálogo com a Fifa para discutir as reformas do novo Mundial de Clubes.

A World Football Clubs Association (WFCA, na sigla), com sede em Zurique, reuniu oito clubes fundadores representando seis continentes: Além de Milan e Real Madrid, fazem parte da entidade Boca Juniors, River Plate, América-MEX, Guangzhou Evergrande, o TP Mazembe e o Auckland City.

A WFCA informou que convidará para fazer parte da entidade outros clubes "com vontade de participar" do novo Mundial de Clubes.

"Esta nova associação irá propor uma contrapartida possível e séria à Fifa para discutir todos os aspectos ligados aos clubes, começando pelo Mundial de Clubes", declarou Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e primeiro presidente da WFCA.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, pretende ampliar a partir de 2021 o Mundial de Clubes de 7 para 24 equipes, além de mudar a disputa do torneio para a cada quatro anos, tomando o lugar no calendário da Copa das Confederações.

A ampliação do Mundial de Clubes é criticada pela Uefa, que afirma não haver mais datas possíveis no calendário para uma nova competição, além de enxergar no novo torneio um rival para sua lucrativa Liga dos Campeões.