Topo

Federer anuncia que não jogará a ATP Cup, e Suíça abandona torneio

Federer vence em casa, em Basileia, o jogo 1500 de sua carreira - FABRICE COFFRINI / AFP
Federer vence em casa, em Basileia, o jogo 1500 de sua carreira Imagem: FABRICE COFFRINI / AFP

Em Paris

30/10/2019 10h27

Roger Federer desistiu de jogar a ATP Cup, uma nova competição por equipes que será disputada em janeiro na Austrália, para dispor de mais tempo com a família, anunciou a organização hoje.

"Roger Federer anunciou que não jogará a ATP Cup por motivos familiares e, por consequência, a Suíça se retirou da competição", explicou a ATP Cup pelo Twitter.

Atual número 3 do ranking mundial, Federer, de 38 anos, já havia anunciado na segunda-feira ter desistido de disputar o Masters 1000 de Paris duas horas antes do início da competição, para poder descansar, de olho na próxima temporada.

"Quando me inscrevi neste evento no mês passado, a decisão foi difícil de tomar porque implicava passar menos tempo em casa com minha família e me lançar em um começo de temporada muito intenso", explicou o tenista, pai de quatro filhos.

"Depois de conversar muito com minha família e com minha equipe sobre a próxima temporada, decidi que duas semanas a mais em casa seriam benéficas para mim e para meu tênis", justificou o homem do 20 títulos de Grand Slam.

A ATP Cup será disputada por 24 países entre 3 e 12 de janeiro em Sydney, na Austrália. O torneio acabará oito dias antes do início do Aberto da Austrália (20 de janeiro a 2 de fevereiro), primeiro Grand Slam da temporada.

A competição oferecerá 750 pontos ATP aos vencedores, menos que os Grand Slams (2.000), o ATP Finals (1.500) e os Masters 1000. O novo torneio também distribuirá cerca de 15 milhões de dólares.

Ouça o podcast Posse de Bola, a mesa redonda do UOL sobre futebol, com Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira.

Mais podcasts do UOL no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas