Topo

Manifiesto olímpico de Coubertin será leiloado em Nova York

23/10/2019 22h15

Los Angeles, 24 Out 2019 (AFP) - O manuscrito original do manifesto dos Jogos Olímpicos escrito em 1892 por Pierre de Coubertin será leiloado no final de dezembro em Nova York, anunciou nesta quarta-feira a casa Sotheby's, que exibiu o documento em Los Ángeles pela primeira vez ao público.

Em seu discurso, o barão de Coubertin descreve sua visão de reviver os Jogos Olímpicos da Antiguidade em forma de competição esportiva moderna e internacional, exaltando o espírito de excelência e jogo limpo.

"O manuscrito de 14 páginas é a única cópia conhecida do manifesto que existe, e foi escrito em francês por Coubertin para o discurso que ele pronunciou em 1892 por ocasião do quinto aniversário da Associação Francesa de Atletismo" em Paris, indicou a casa de leilões em um comunicado.

Com um valor estimado de entre 700.000 e um milhão de dólares, o documento fará parte de um leilão de livros e manuscritos organizado para o dia 18 de dezembro em Nova York.

Dois anos depois deste discurso, Coubertin fundou o Comité Olímpico Internacional em 1894, prelúdio dos primeiros Jogos da era moderna que aconteceram em Atenas em 1896.

"O manifesto proclama de forma ousada uma visão totalmente moderna e progressista da humanidade, e a declaração atemporal de Coubertin segue ressoando hoje em dia em seu conceito de unidade", disse Richard Austin, diretor do departamento de livros e manuscritos da Sotheby's em Nova York.

ban/rsr/aam