Topo

Esporte


Melhores skatistas do mundo disputam em São Paulo vaga para Tóquio 2020

11/09/2019 18h39

São Paulo, 11 Set 2019 (AFP) - A disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é uma das atrações do Campeonato Mundial de Skate Park, que reúne entre esta quinta-feira e o próximo domingo os melhores skatistas do mundo em São Paulo.

Esta competição é a que mais conta pontos para o ranking de classificação para a próxima Olimpíada, onde este esporte fará sua estreia, ao lado do surfe, escalada e caratê.

Na capital paulista "vai ter muito skate. A galera está mandando muito na pista como nunca tinha visto antes. Todo mundo sabe que este campeonato é importante, e todo mundo está dando '110%'. Eu acho que isso é muito legal de ver", disse à AFP o catarinense Pedro Barros, oito vezes campeão mundial e atual número 1 do mundo.

A competição, que será realizada na pista do Parque Cândido Portinari, oferece 80 mil pontos ao vencedor, superando em pontuação as etapas do Pro Tour (60 mil pontos) e os eventos Five Star (40 mil).

Além de Pedro, apontado como sucessor de Sandro Dias e Bob Burnquist, a competição vai reunir grandes nomes do skate mundial como a também catarinense Yndiara Asp, o paulista Luizinho Francisco, os americanos Shaun White (tricampeão olímpico de snowboard) e Heimana Reynolds (medalha de ouro no Aberto Internacional de skate, disputado na China), e as japonesas líderes do ranking mundial Misugu Okamoto e Sakura Yosozumi, que buscarão ao lado dos 160 participantes uma vaga nos Jogos Olímpicos.

Este evento é o último teste da primeira fase da qualificação olímpica. Os atletas com a melhor pontuação geral se classificam diretamente para as semifinais da segunda fase.

Para definir os atletas que estarão em Tóquio no próximo ano, serão contabilizados os dois melhores resultados da primeira fase olímpica (de janeiro a setembro) e os quatro melhores da segunda fase (de setembro a maio de 2020).

"A realização do Mundial no Brasil não é apenas uma conquista de gestão esportiva no âmbito estrutural. É graças ao reconhecimento que a World Skate tem no trabalho da Confederação Brasileira de Skate que estamos conseguindo isso", disse o presidente da Confederação Brasileira de Skate, Eduardo Musa.

"É muito importante proporcionar aos skatistas um ambiente com o calor da torcida brasileira na competição mais importante de park na temporada. Sem dúvida, o evento vai marcar história", acrescentou.

Além da disputa na park, São Paulo também será palco da última etapa da Street League Skateboarding (SLS) de 2019, maior campeonato da modalidade street, que é também olímpica. O evento, considerado o mundial da liga, será realizado no Pavilhão do Anhembi, nos dias 21 e 22 de setembro, e é classificatório para Tóquio-2020.

prb/js/lca/mvv

Mais Esporte