Topo

Rennes vence PSG nos pênaltis e leva Copa da França 48 anos depois

27/04/2019 20h04

Paris, 27 Abr 2019 (AFP) - O Rennes conquistou neste sábado o título da Copa da França ao vencer o Paris Saint-Germain por 6 a 5 nos pênaltis, colocando fim a um jejum de títulos que vinha desde 1971.

O PSG começou vencendo por 2 a 0 mas os bretões reagiram e empataram. Após os 90 minutos regulamentares e mais os 30 de prorrogação a partida terminou 2 a 2. Nas penalidades máximas todos marcaram, menos o jovem Christopher Nkunku que isolou a bola e acabou dando o título ao azarão Rennes.

Tudo indicava que a final no Stade de France seria um passeio da equipe da capital, que saiu na frente com gols dos brasileiros Dani Alves (13) e Neymar (21) no primeiro tempo.

A estrela do PSG e da seleção brasileira bateu um escanteio e Dani Alves, de fora da área e livre de marcação, marcou um golaço.

Os parisienses queriam mais e em um rápido contra-ataque, o argentino Ángel di María conseguiu dar um passe entre três marcadores para deixar Neymar sozinho diante do goleiro, a quem superou com um leve toque.

A vantagem de dois gols antes da metade do primeiro tempo dava a impressão de que o Paris Saint-Germain tinha garantido sua quinta Copa da França consecutiva.

Mas um gol contra de Presnel Kimpembe (40) deu esperanças aos bretões e acabariam empatando por meio de um desvio de cabeça do moçambicano Mexer (66) após uma cobrança de escanteio de Clément Grenier.

O placar não se mexeu na prorrogação. Apesar das boas chances criadas pelo PSG e da expulsão do atacante Kylian Mbappé após uma entrada violenta em Damien da Silva, os bretões precisaram das penalidades máximas para vencer por 6 a 5.

O PSG encerra assim uma campanha na qual almejava lutar por todos os títulos e no final acabou de forma frustrante. O técnico Thomas Tuchel só conseguiu conquistar o campeonato francês, sendo eliminado nas oitavas da 'Champions' contra o Manchester United e nas quartas de final da Copa da Liga francesa para o Guingamp.

Já o Rennes, que já havia surpreendido ao eliminar o Lyon nas semifinais, encerrou um longo jejum de 48 anos sem títulos.

bur-gh/pm/aam