Topo

Volta mais rápida vai valer um ponto extra na Fórmula 1

11/03/2019 17h57

Paris, 11 Mar 2019 (AFP) - O campeonato de Fórmula 1 de 2019 vai dar um ponto adicional ao autor da volta mais rápida em cada Grande Prêmio, anunciaram nesta segunda-feira os dirigentes do Mundial da categoria.

Mas este ponto só será concedido no caso em que o autor da melhor volta na corrida fique entre os 10 primeiros.

A Fórmula 1 divide prêmios entre os 10 primeiros classificados de cada Grande Prêmio (25 para o vencedor até 1 para o décimo), e o ponto adicional será dado a um destes.

No comunicado publicado nesta segunda-feira, foi explicado que também será dado um ponto adicional à escuderia que tenha o piloto mais rápido, que será somado à classificação de construtores, ainda que para isso o piloto não deverá receber nenhuma sanção.

"Esta mudança vai acrescentar um elemento adicional à estratégia de corrida, os pilotos na ponta poderão lutar por este ponto adicional", justificou a Comissão da F1.

Na temporada passada, o piloto da Mercedes Valtteri Bottas foi o autor de mais voltas rápidas na corrida (7) o que teria lhe rendido sete pontos a mais na classificação de pilotos, em que acabou no quinto lugar com 247, atrás de Max Verstappen (249) e Kimi Räikkönen (251).

A medida dará também emoção às últimas voltas de cada corrida, que costumam perder o interesse devido à diferença entre as escuderias mais fortes.

jld-pel/sk/mcd/aam