PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Claudio Ranieri volta ao comando da Roma

08/03/2019 15h12

Roma, 8 Mar 2019 (AFP) - O italiano Claudio Ranieri foi anunciado nesta sexta-feira como novo técnico da Roma substituindo Eusebio Di Francesco, que foi demitido na quinta-feira após a eliminação da equipe na quarta nas oitavas de final da Liga dos Campeões diante do Porto.

Ranieri, campeão da Inglaterra com o Leicester em 2016, já treinou a Roma, entre 2009 e 2011. Além disso foi jogador do clube durante um curto período, no início de sua carreira como jogador, em 1973.

"Estamos contentes e desejamos um bom retorno a Claudio Ranieri", declarou o presidente americano do clube da capital, James Pallotta, citado em um comunicado.

"Nosso objetivo nesta temporada é acabar o campeonato na posição mais alta possível na tabela e entrar na Liga dos Campeões. Por essa razão queremos um treinador que conheça o clube, compreenda seu meio e seja capaz de motivar os jogadores. Claudio reúne todas estas características e se mostrou muito entusiasmado no momento de aceitar o novo desafio", acrescentou Pallotta.

Ranieri se mostrou muito animado com esta nova etapa em um clube especial para ele.

"Estou encantado em poder voltar para casa. Quando a Roma te chama é impossível dizer não", afirmou ele.

A Roma foi eliminada na quarta-feira da Champions ao perder por 3 a 1 na prorrogação para o Porto, depois de ter vencido por 2 a 1 em seu estádio, no jogo de ida.

Além disso, ocupa a quinta colocação na Serie A, a três pontos do último posto que classifica para a Liga dos Campeões, após perder por 3 a 0 para seu grande rival, a Lazio, há uma semana.

Estes resultados, somados ao duríssimo 7 a 1 na Copa da Itália diante da Fiorentina, provocaram as mudanças na comissão técnica. Horas antes do anúncio da chegada de Ranieri, a Roma anunciou a saída do diretor esportivo Monchi, após um ano e meio no cargo.

- Longa experiência -Ranieri, de 67 anos, foi demitido do Fulham há dez dias, depois de chegar à equipe da Premier League em novembro, vencendo apenas três das dezesseis partidas do campeonato em que esteve no comando.

Além de trabalhar em seu país, onde dirigiu vários grandes (Juventus, Roma, Inter de Milão, Fiorentina, Napoli, entre outros), Ranieri treinou equipes da Espanha (Valencia e Atlético de Madrid), Inglaterra (Chelsea, além do Leicester e do Fulham) e da liga francesa (Monaco e Nantes). Também foi treinador da Grécia em 2014, por apenas quatro meses.

O emblemático ex-capitão da Roma, Francesco Totti, comemorou a chegada do veterano treinador.

"Claudio é da cidade. É um torcedor da Roma, mas acima de tudo é um dos treinadores mais experientes do mundo do futebol", destacou Totti.

"O que precisamos agora é de alguém que nos leve ao Top 4 e garanta que nossa equipe jogue na Liga dos Campeões na próxima temporada. Nos restam doze jogos e precisamos ganhar todos os que pudermos", apontou o ex-craque.

stt/pm/dr/aam

Esporte