Topo

Tabárez "voltará em alguns dias" após operação, diz federação uruguaia

05/02/2019 21h27

Montevidéu, 5 Fev 2019 (AFP) - O veterano técnico do Uruguai, Oscar Washington Tabárez, foi submetido a uma cirurgia de hérnia na noite de segunda-feira e deve descansar um pouco antes de voltar a desempenhar suas funções, informou nesta terça a Associação Uruguaia de Futebol (AUF).

"Oscar Tabárez foi operado de uma hérnia umbilical, teve uma boa evolução e em alguns dias retornará à atividade normal", disse a AUF no comunicado.

'El Maestro', de 71 anos e com uma trajetória de sucesso de quatro ciclos no comando da Celeste, totalizando quase 12 anos, sofre da síndrome de Guillain-Barré, doença degenerativa do sistema nervoso. Isso até o obriga a usar muletas e carros elétricos para seu trabalho no campo, embora ele continue ativo.

Tabárez vem preparando o Uruguai para a próxima Copa América que será disputada no meio do ano no Brasil e na qual a seleção uruguaia é uma das candidatas ao título depois de terminar em quinto na Copa do Mundo da Rússia em 2018.

A Celeste é o maior vencedor desse torneio com 15 títulos. Na edição do Brasil, o Uruguai vai jogar no Grupo C contra o Chile, campeão dos dois últimos torneios, o Equador e o convidado Japão.

O Uruguai fechou 2018 com quatro derrotas seguidas nos amistosos internacionais: 1 a 0 contra o Brasil e França em novembro e contra a Coreia do Sul (2 a 1) e o Japão (4 a 3) em outubro. Tabárez está empenhado em uma renovação progressiva da equipe com a entrada de jovens jogadores para garantir a substituição dos atletas mais velhos no futuro.

llu/ao/aam/cc