Topo

Messi marca, Barcelona vence PSV e garante primeiro lugar do grupo B na Champions

28/11/2018 20h16

Paris, 28 Nov 2018 (AFP) - O Barcelona, com a classificação às oitavas de final no bolso desda a última rodada, garantiu nesta quarta-feira a liderança do Grupo B da Liga dos Campeões ao vencer por 2 a 1 o PSV, pela quinta rodada da fase de grupos da competição.

Os gols da vitória do Barça foram marcados no segundo tempo pelo argentino Lionel Messi, aos 14 minutos, e Gerard Piqué, aos 24, enquanto Luuk de Jong diminuiu aos 36 para o lanterninha e já eliminado PSV.

A equipe catalão soma 13 pontos e não pode mais ser alcançado por Inter e Tottenham, ambos com 7 pontos. Os italianos, que precisavam apenas de um empate contra os ingleses nesta rodada para se juntar ao Barça na próxima fase, foram derrotados na Inglaterra pelos Spurs (1-0).

Agora, as duas equipes decidirão quem fica com a segunda colocação na última rodada.

No dia 11 de dezembro, a Inter de Milão recebe o PSV. No mesmo dia, o Tottenham viaja à Catalunha para encarar o Barcelona.

- PSV valente -Já classificado, o Barcelona entrou em campo fortalecido pela volta à Champions de seu craque, Lionel Messi, recuperado da lesão no braço que o tirou da rodada anterior da competição, um empate em 1 a 1 com a Inter de Milão.

Mas, mesmo com o endiabrado argentino em campo, o Barcelona encontrou enormes dificuldades diante de uma jovem e aguerrida equipe do PSV que lutava pela esperança de buscar um terceiro lugar na chave e ficar com a vaga na Liga Europa.

Os holandeses foram mais perigosos no primeiro tempo e chegaram muito perto de abrir o placar diversas vezes, mas esbarraram em grandes defesas de Ter Stegen em chutes de De Jong (2 e 5 minutos) e na trave, após cabeçada certeira de Pereiro (24).

Do lado catalão, o pouco inspirado Philippe Coutinho obrigava Messi a iniciar a maioria dos ataques do Barça. E o gênio argentino encontrou em Dembélé um parceiro ativo lá na frente.

Tabelando com o francês, Messi teve ótima chance de balançar as redes com seu tradicional chute colocado da entrada da área, mas o goleiro Zoet voou para afastar o perigo (41).

- Messi decide jogo -Na volta do intervalo, a partida ganhou em emoção graças à atitude das duas equipes, que se lançaram ao ataque em busca da vitória e fizerem os goleiros merecerem o bicho do jogo.

Zoet pegou chute forte de Messi (48). Ter Stegen respondeu salvando ótimas oportunidades do PSV que caíram nos pés de Hendrix (52) e Rosario (58).

Mas, quem assiste à Champions na última década sabe que quando Messi tem espaço para jogar, uma hora a bola vai entrar.

O camisa 10 do Barça abriu o caminho para a vitória pegando a bola no meio de campo, tabelando com Dembélé e, dentro da área, se livrando da marcação de três defensores para chutar no ângulo de Zoet, que desta vez nada pôde fazer (14).

Dez minutos depois, Messi voltou a fazer a diferença, desta vez como garçom, cobrando falta na medida para Piqué desviar com um leve toque e ampliar o placar.

Valente, o PSV não se abateu com a iminente derrota e, empurrado por sua torcida, seguiu pressionando em busca de um gol de honra.

O time de Eindhoven acabou recompensado a dez minutos do apito final, quando De Jong, jogador mais perigoso do PSV, subiu sozinho na área catalã e cabeceou com categoria, sem chances para Ter Stegen.

No fim, a torcida holandesa aplaudiu o esforço de sua equipe, eliminada da Champions com a derrota diante do Barcelona, primeiro colocado do Grupo B.