Topo

Croácia vence França e conquista Copa Davis

25/11/2018 13h58

Lille, França, 25 Nov 2018 (AFP) - A Croácia conquistou a Copa Davis ao superar a França por 3 a 1 na final, neste domingo, depois de Marin Cilic vencer Lucas Pouille por 7-6 (7/3), 6-3 e 6-3) na quarta partida do confronto.

É o bicampeonato dos croatas no torneio, 13 anos depois de levantar o troféu pela primeira vez. A competição centenária vai passar por transformação radical a partir da próxima temporada.

Os franceses defendiam o título conquistado em 2017, mas não estiveram à altura dos adversários. A Croácia contava com dois tenistas do top 15 mundial: Cilic (7º) e Borna Coric (12º), que com 22 anos fez a melhor temporada de sua promissora carreira.

Na sexta-feira, Coric e Cilic abriram vantagem por 2 a 0 ao superarem respectivamente Jérémy Chardy e Jo-Wilfried Tsonga nos duelos de simples. No sábado, Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert deram esperanças à França ao vencerem o jogo de duplas contra Mate Pavic-Ivan Dodig.

No domingo, Cilic soube controlar os nervos para fechar o confronto no saibro de Lille. Há dois anos, o croata vencia por dois sets a zero o quarto jogo da final contra Juan Martín del Potro, mas cedeu a virada.

A partir de 2019, a Copa Davis deixará de ser disputada em seu formato tradicional e se concentrará em uma semana de competição. Serão 18 países reunidos no final de novembro, em Madri.