Topo

Associação de ligas europeias se opõe a superliga de equipes mais poderosas

Competição nos moldes de ligas dos EUA substituiria Liga dos Campeões da Europa - Divulgação
Competição nos moldes de ligas dos EUA substituiria Liga dos Campeões da Europa Imagem: Divulgação

Da AFP, em Lausanne (Suíça)

06/11/2018 18h11

A Associação de Ligas europeias de futebol reiterou nesta terça-feira sua oposição à criação de uma "superliga europeia fechada", que estaria sendo trabalhada pelos grandes clubes do continente.

Segundo documentos procedentes do Football Leaks, vários clubes europeus estariam trabalhando para criar este campeonato fechado, que substituiria ou competiria com a atual Liga dos Campeões.

Segundo estes documentos, o torneio contaria com 16 equipes, sendo 11 delas fundadoras: Bayern de Munique, Real Madrid, Barcelona, Juventus, Paris Saint-Germain, Milan, Manchester United, Manchester City, Chelsea, Liverpool e Arsenal.

Leia também:

Outros cinco clubes seriam convidados: Atlético de Madri, Roma, Inter de Milão, Borussia Dortmund e Olympique de Marselha.

O projeto se inspiraria nos modelos de ligas americanas, que não contam com promoções e rebaixamentos, garantindo receitas estáveis aos clubes franqueados.

A Associação indica em comunicado que "toma nota dos rumores e especulações, e manifesta de forma permanente sua oposição à criação de uma Superliga fechada sob o modelo de uma franquia".

A Associação lembra que apoia "o modelo esportivo europeu e a estrutura piramidal aos mecanismos de promoção/rebaixamento, assim como os méritos esportivos dos clubes, são a base de toda competição".

Nesse contexto, as ligas europeias "apoiam totalmente a Uefa" na organização de competições continentais, acrescenta o comunicado.