Sérvio do United se recusa a usar símbolo que homenageia mortos na guerra

Londres, 5 Nov 2018 (AFP) - O meia sérvio do Manchester United Nemanja Matic anunciou nesta segunda-feira que não usará a flor de papoula, o 'poppy', que nos países do antigo Império Britânico serve de homenagem à vítimas da guerra, devido ao bombardeio de seu vilarejo natal por tropas da Otan em 1999.
O jogador, 30 anos, já não usou o símbolo no último fim de semana na partida do United contra o Bournemouth e anunciou que não o fará de novo neste domingo no clássico de Manchester contra o City.
"Sinto muito por todas as pessoas que perderam entes queridos em conflitos. Contudo, o 'poppy' me lembra o ataque que vivi pessoalmente quando era uma criança de 12 anos, assustado e vivendo em Vrelo. Meu país foi devastado pelo bombardeio da Sérvia em 1999", explicou o jogador no Instagram, que no ano passou usou no uniforme o símbolo.
"Embora já tenha usado, depois de refletir bem, não acho que seja justo usar o 'poppy' na camisa", completou Matic, insistindo que não tem a intenção de ofender alguém com o gesto.
No Reino Unido, é tradicional usar uma flor de papoula na roupa em homenagem aos mortos e feridos na guerra. O 'poppy' é usado em final de outubro ou início de novembro até o segundo domingo de novembro.
A Federação Inglesa foi punida em 2016 pela Fifa pelo uso deste símbolo em jogos disputados em novembro daquele ano que coincidiram com o aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.
As regras da Fifa proíbem os jogadores de exibirem símbolos que possam ser interpretados como declarações políticas, religiosas ou pessoais. Desde então, porém, a entidade suavizou esse regulamento.
pi/mam/ole/am
MANCHESTER UNITED



ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.