Topo

Lewis Hamilton (Mercedes) conquista GP da Rússia de Fórmula 1

30/09/2018 10h36

Sochi, Rússia, 30 Set 2018 (AFP) - O britânico Lewis Hamilton conquistou o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1, neste domingo, depois da Mercedes pedir para seu companheiro de equipe Valtteri Bottas ceder a liderança ao tetracampeão.

O finlandês terminou na segunda colocação e assegurou a dobradinha da escuderia alemã. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari), a 50 pontos de Hamilton na disputa pelo título mundial, completou o pódio.

Bottas largou na pole position, mas deixou o britânico ultrapassá-lo na 25ª volta depois de receber ordens da equipe no rádio. "Lewis estava em perigo contra Vettel", explicou a Mercedes.

O finlandês pediu para recuperar sua posição na última volta, mas a Mercedes optou por priorizar a vitória de Hamilton. A equipe já tinha avisado que poderia dar indicações a seus pilotos, caso o título estivesse em jogo.

Antes da decisão da escuderia, Hamilton e Vettel tinham acabado de protagonizar uma bonita batalha pela segunda colocação. Chamado aos boxes para trocar de pneus na 15ª volta, o britânico voltou à pista atrás do alemão, que tinha trocado de pneus uma volta antes. Hamilton partiu para o ataque e conseguiu a ultrapassagem.

O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), o holandês Max Verstappen (Red Bull) e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) completaram o Top-6 da corrida, formado pelas escuderias mais potentes.

Os dois carros da Red Bull largaram da 18ª e 19ª posições do grid, depois de serem punidos por trocar motores e caixa de câmbio além do limite permitido.

Verstappen, que completou 21 anos neste domingo, se mostrou especialmente brilhante. Em uma volta, já tinha subido para a 13ª colocação, alçando-se ao Top-6 já na sexta volta. O jovem holandês chegou a liderar a corrida durante 20 voltas.

O monegasco Charles Leclerc (Sauber), o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), o francês Esteban Ocon (Force India) e o mexicano Sergio Pérez (Force India) completaram o Top-10.