Topo

As curtas da Copa

15/06/2018 14h43

Moscou, 15 Jun 2018 (AFP) - Veja a seguir as notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP no decorrer da Copa do Mundo da Rússia-2018.

- Velhas conhecidasForam um dos emblemas da Copa do Mundo da África do Sul em 2010, que coroou a Espanha pela primeira vez em sua história, e agora também são notadas na Rússia oito anos depois: as vuvuzelas, as peculiares e barulhentas trombetas.

Torcedores do Irã e do Marrocos recorreram a este acessório para torcer para suas equipes nesta sexta-feira em São Petersburgo, mas alguns não gostaram deste reencontro.

"Estou ouvindo as malditas vuvuzelas? Que volte a ola mexicana", escreveu o ex-atacante Gary Lineker no Twitter. Mas a ola mexicana não é muito do agrado da seleção inglesa: "Ah, não, essa maldita ola mexicana não", escreveu na mesma rede social um dia antes, por ocasião da partida entre Rússia e Arábia Saudita (5-0).

- Data imperdívelA equipe panamenha jogará na Rússia sua primeira Copa do Mundo, estreando na segunda-feira contra a Bélgica em Sochi.

Para a ocasião, os jogadores contarão com o apoio de cerca de 4.000 compatriotas, incluindo o presidente do país, Juan Carlos Varela, e Mariano Rivera, considerado o melhor arremessador da história do beisebol, seis vezes vencedor das Grandes Ligas americanas e uma das personalidades mais conhecidas e estimadas do pequeno país da América Central.

- Gastos com meiasFala-se muito sobre a paixão islandesa pelo futebol, especialmente desde a Eurocopa de 2016, mas alguns no país nórdico também são críticos ao esporte. A seleção nacional tem sido criticada por seus altos gastos com meias, com nada menos que 2.900 pares na delegação que viajou para a Rússia.

"Excessivo e um desperdício", indignou-se o grupo ecologista Vakandi, que defende a redução de dejetos. Um representante da Federação Islandesa disse à AFP que o material excedente será compartilhado com outras equipes.

- Problemas com a conexãoOs jogadores belgas chegaram na Rússia na quarta-feira para disputar a Copa do Mundo e desde o início perceberam com preocupação que algo não funcionava bem: a conexão Wi-Fi em seus quartos no Country Club Moscow, um hotel cinco estrelas.

"Jogamos PlayStation e precisamos de uma boa conexão com a Internet, já que somos muitos jogando ao mesmo tempo", explicou o meia Thorgan Hazard. Nesta sexta-feira, o atacante Michy Batshuayi respirou aliviado: "Vocês sabem como são as novas gerações, todos nós queremos estar na Internet com nossos celulares e jogar PlayStation entre nós. Tivemos um pequeno problema no primeiro dia, mas agora está muito melhor".

- Frangos proibidosPara os torcedores nigerianos levar um frango vivo para o estádio é sinal de boa sorte. Mas na Copa do Mundo da Rússia, esse talismã incomum não terá permissão de acesso, lembrou o jornal Nigeria Daily News, que publicou que as autoridades russas rejeitaram um pedido das "Super Águias" a esse respeito.

"Não será possível, de forma alguma, ir com um frango vivo (para o estádio)", declarou o ministro do Turismo russo em declarações à agência de notícias Interfax. "Mas se os nigerianos quiserem apoiar sua equipe em outros lugares, podemos aconselhá-los sobre locais onde podem comprar galinhas", disse ele.

- Frio russoO Ministério russo das Situações de Emergência enviou alertas de frio para as noites de sexta-feira e sábado na zona onde estão localizados as bases de Inglaterra e Croácia. Espera-se -1ºC, segundo fontes oficiais.

Mas o Gridrometsentr, órgão meteorológico russo, aponta temperaturas noturnas próximas dos 10ºC na região de São Petersburgo nos próximos cinco dias.

bur-mcd-dr/psr/mr/cb