Topo

Uruguai tem pinta de favorita no fraco Grupo A da Copa do Mundo

28/05/2018 12h58

Moscou, 28 Mai 2018 (AFP) - O bicampeão do mundo Uruguai, com sua temível dupla de ataque formada por Luis Suárez e Edinson Cavani, tem pinta de favorita no acessível Grupo A para alcançar as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia (14 de junho-15 de julho).

O sorteio sorriu para o time treinado por Óscar Tabárez, que iniciará a campanha no torneio no dia 15 de junho contra o Egito, antes de enfrentar Arábia Saudita (20 de junho) e a anfitriã Rússia (25 de junho).

A Celeste, porém, não tem um conjunto tão forte quanto a equipe que alcançou as semifinais da Copa em 2010. Com isso, corre o risco de colocar responsabilidade demais em Cavani, estrela do PSG, e Suárez, grande parceiro de Lionel Messi no Barcelona, que buscará apagar o erro de quatro anos atrás, no Brasil, quando foi expulso por morder o zagueiro italiano Giorgio Chiellini.

A Rússia tentará evitar a humilhação de se tornar a segunda seleção anfitriã de uma Copa do Mundo a não avançar ao mata-mata da competição (após a África do Sul em 2010), embora o país-sede tem tido historicamente uma melhora de desempenho ao jogar em casa.

Esta será a quarta vez que a Rússia disputa a Copa do Mundo desde a queda da União Soviética e nunca alcançou às oitavas de final.

O Egito, comandado pelo argentino Héctor Cúper e com Mohamed Salah como principal estrela, autor de 32 gols na Premier League nesta temporada pelo Liverpool, poderia ser uma das seleções surpresas da Copa, mas os africanos também não sabem o que é passar da primeira fase de um mundial, competição que não disputavam há 28 anos.

Um país que conseguiu esta façanha é a Arábia Saudita, mas esta aparição entre os 16 melhores do torneio em 1994 parece que seguirá sendo um fato isolado.

No que provavelmente é o grupo mais fraco da Copa do Mundo, evitar um cruzamento nas oitavas com a Espanha, favorita do Grupo B, seria essencial para que uma dessas seleções sonhe em ir longe na Rússia.