Topo

PSG busca título da Copa da Liga para esquecer fracasso europeu

30/03/2018 17h01

Bordéus, França, 30 Mar 2018 (AFP) - Ainda dolorido pela eliminação para o Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões, o Paris Saint-Germain busca o título da Copa da Liga neste sábado contra o Monaco para tentar o penta campeonato consecutivo do torneio.

Vai ser o duelo entre os dois primeiros colocados da Ligue1, entre o provável campeão deste ano e o vencedor da temporada passada. O título é tido como obrigação para o técnico Unai Emery, caso não queira ver novamente a tempestade em torno de seu nome.

Apesar dos investimentos em Neymar e Kylian Mbappé, que custaram mais de 400 milhões de euros juntos, o time fracassou na competição europeia.

O resultado apagou o bom desempenho nas competições locais, em que o time está na semifinal da Copa da França e lidera o campeonato francês com 17 pontos de vantagem. A tríplice coroa francesa chegaria para salvar a temporada. Há um ano, o PSG venceu o Monaco por 4 a 1 em final disputada em Lyon.

Para Emery, a eliminação diante do Real Madrid parece condenar a renovação de seu contrato, que termina em junho. Por isso, a partida pode marcar a despedida do técnico basco desta competição apesar do PSG desviar de perguntas sobre o assunto.

"O objetivo de toda família do PSG não é outro que Bordeaux", escreveu Emery na segunda-feira sobre a final contra o Monaco deste sábado.

Em declarações ao jornal L'Équipe na quinta-feira, o diretor esportivo do PSG, Antero Henrique, disse que "não é o momento para falar" sobre o futuro do treinador.

Emery não poderá contar com Neymar, que continua no Brasil se recuperando de operação no pé direito. Thiago Motta, suspenso, também não vai a campo. Por outro lado, o espanhol vai poder contar com os atacantes Ángel Di María e Kylian Mbappé, relacionados apesar de pequenos sustos relacionados a lesões enquanto defendiam suas seleções na data Fifa.

Mas se existe um homem chamado para assumir grandes responsabilidades no ataque do time da capital é o uruguaio Edinson Cavani, especialista em finais da Copa da Liga. O centroavante balançou as redes em três das quatro finais que disputou, sempre marcando dois gols.

Já o Monaco chega ao jogo em boa fase, após vencer sete dos últimos oito jogos. O único desfalque vai ser o atacante Keita Baldé.

"Somos ambiciosos e temos uma cultura de vitórias. Queremos o troféu, declarou Vadim Vasilyev, o vice-presidente da equipe do Principado.