Topo

Messi e CR7 chegam empatados em duelo particular de clássico espanhol

Messi e Cristiano Ronaldo fazem um duelo particular na temporada - Eddie Keogh/Reuters
Messi e Cristiano Ronaldo fazem um duelo particular na temporada Imagem: Eddie Keogh/Reuters

22/12/2017 17h34

Entre Real Madrid e Barcelona, serão 10 Bolas de Ouro sobre o gramado do Santiago Bernabéu neste sábado (10h de Brasília): cinco para Cristiano Ronaldo e cinco para Lionel Messi, que marcam um dos fortes embates dentro do clássico espanhol.

Em todo 2017, os dois principais jogadores do duelo marcaram os mesmos 53 gols, contando jogos pelos clubes e suas seleções.

Os dois pretendem ampliar suas marcas no clássico. O argentino é o maior artilheiro histórico do duelo, com 24 gols marcados, na frente do mítico Alfredo Di Stéfano (18) e Cristiano (17).

Suspeito de estar na reta final de sua carreira, aos 32 anos, CR7 respondeu às críticas marcando o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, na final do Mundial de Clubes: "respondo sempre no campo", garantiu.

Já Messi, de 30 anos, é o artilheiro desta edição com 14 gols e espera somar mais tentos para encravar a estaca no Real Madrid, no sábado. "Seria importante para nós podermos vencer esse jogo, pelo que significa", disse o argentino.

Benzema-Suárez, centroavantes afiados

Distantes de seus melhores rendimentos nas últimas semanas, o francês Karim Benzema e o uruguaio Luis Suárez parecem começar a levantar a cabeça.

O atacante do Real Madrid, que festejou 30 anos nesta semana, tem muito a provar no clássico. O camisa 9 é constantemente criticado pela imprensa espanhola, já que seus números não condizem com um atacante de área da equipe. Existe inclusive a possibilidade de um substituto ser contratado já na janela de inverno.

Do outro lado, Suárez começou a temporada com poucos gols marcados, mas já está entre os artilheiros da Liga com 9 gols. "Estou num bom momento, mas o importante é que o time continue conseguindo três pontos pontos em cada jogo", indicou.

Isco-Iniesta, duelo de criadores

Os dois jogadores que ditam o ritmo da seleção espanhola vão se enfrentar neste sábado. O veterano Iniesta (33 anos), que continua respirando futebol apesar do físico mais cansado, contra a juventude de Isco (25 anos), que recebeu total liberdade de Zidane.

Apesar da recuperação de Gareth Bale, Isco tem vantagem para ser titular por conta do grande momento que atravessa com a camisa merengue. O meia foi eleito melhor jogador do mês de novembro no Real Madrid.

Iniesta, por outro lado, talvez não aguente os 90 minutos. Mas o ritmo que impõe em campo ficou evidente na goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo de La Coruña. "O Barça ganha quando somos protagonistas e eficazes", lembrou o capitão da equipe.

Casemiro-Paulinho, brasileiros em foco

São brasileiros, mas são mais força do que talento. Os volantes Casemiro e Paulinho disputam quem vai ser o dono do meio de campo no clássico.

Do lado merengue, Casemiro tem a missão de anular Messi, algo que já conseguiu algumas vezes. Já Paulinho, pelo lado catalão, soma seis gols na Liga espanhola e balançou as redes mais vezes que Ronaldo.

"Quando jogo, sempre tento dar o melhor de mim e não me preocupo em marcar gols", disse de maneira modesta o volante, que recebeu muitas críticas em sua chegada ao Barcelona por conta da alta idade (29 anos) e do preço (40 milhões de euros).