Topo

Real evita vexame contra Al Jazira e encara Grêmio na final do Mundial

13/12/2017 17h32

Abu Dhabi, 13 dez 2017 (AFP) - Um gol do galês Gareth Bale a nove minutos do apito final deu a vitória por 2 a 1 ao Real Madrid sobre o Al Jazira, nesta quarta-feira em Abu Dhabi, classificando o atual campeão da Champions à final do Mundial de Clubes para enfrentar o Grêmio, no sábado.

O Al Jazira, representante do país anfitrião do torneio, surpreendeu ao abrir o placar aos 41 minutos de jogo com o atacante brasileiro Romarinho, mas o astro português Cristiano Ronaldo empatou para o Real aos 8 do segundo tempo, antes de Bale marcar o gol que evitou a prorrogação.

Com a vitória, o Real Madrid, que nesta quarta não conseguiu afastar a sombra da crise de futebol que vem atrapalhando a equipe nesta primeira metade de temporada, jogará no sábado a final do Mundial de Clubes contra o Grêmio, que na terça eliminou o Pachuca mexicano por 1 a 0 na primeira semifinal.

O Real roçou durante muito tempo com uma derrota humilhante diante do Al Jazira, mas foi salvo pela vídeo-arbitragem, que marcou impedimento do marroquino Mbark Bousssoufa no momento do passe decisivo do companheiro Ali Mabkhout, aos 2 minutos do segundo tempo.

Logo após o gol anulado, Cristiano Ronaldo apareceu para marcar seu sexto gol em Mundiais de Clubes, se tornando o maior artilheiro da história da competição.

- Goleiro abençoado -O panorama inicial da partida dava a entender que uma goleada madrilenha em Abu Dhabi seria inevitável, tamanho o domínio e as ocasiões de gols criadas pelo Real.

Três delas foram protagonizadas por Cristiano Ronaldo, com duas cabeçadas que o goleiro Ali Khaseif voou para pegar.

Em seguida, Khaseif voltou a operar milagres em duas finalizações de Karim Benzema e outra de Luka Modric, tudo isso nos primeiro 15 minutos de jogo.

Khaseif vivia noite tão inspirada que até quando a bola balançou suas redes, o árbitro anulou o gol.

Aos 23 minutos, o brasileiro Casemiro subiu mais que a zaga e cabeceou com força. A bola bateu na cabeça do zagueiro e encobriu Khaseif.

O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, um pouco confuso, anulou o gol dando falta de Casemiro, antes de validar o gol após reclamação dos jogadores madridistas.

Meira Ricci acabou optando por acionar o assistente de vídeo e, após rever o lance, anulou novamente o gol, desta vez por impedimento de Benzema, que participa do lance.

Em meio à chuva de gols perdidos pelo Real, Romarinho, ex-jogador do Corinthians e destaque do Al Jazira, fez o impensável, abrindo o placar para o clube dos Emirados com um chute colocado, aproveitando bobeada de Casemiro e Achraf Hakimi na entrada da área.

- Virada de sorte -Chegar ao intervalo com uma vitória parcial já era um feito histórico para o Al Jazira, que nos primeiros 45 minutos teve 3 chutes a gol, contra 17 do Real Madrid.

No segundo tempo, a sorte pareceu mudar de lado quando Boussoufa, que marcou após lindo contra-ataque, teve seu gol anulado por impedimento e, logo em seguida, o 'paredão' Ali Khaseif, autor de 8 defesas no primeiro tempo, pediu para sair acusando uma lesão na coxa.

No primeiro ataque com Al Senani, substituto de Al Khaseif, no gol do Al Jazira, o Real chegou ao empate. Cristiano Ronaldo recebeu lançamento de Luka Modric e fuzilou o goleiro com um chute cruzado.

Nos minutos finais, o técnico Zinedine Zidane resolveu mexer no time, tirando Benzema, que perdeu três gols feitos no segundo tempo, para colocar Bale.

A mudança fez efeito imediato e o galês apareceu na área para mandar de primeira um cruzamento rasteiro de Lucas Vázquez, salvando o Real Madrid de um vexame histórico em Abu Dhabi.