Topo

Morre Jake LaMotta, o boxeador de inspirou "Touro Indomável"

20/09/2017 16h39

Washington, 20 Set 2017 (AFP) - Jake LaMotta, lendário campeão de boxe que inspirou o filme "O Touro Indomável", vivido por Robert De Niro, morreu na terça-feira, aos 95 anos, anunciou sua filha no Facebook.

"Descanse em paz, papai", postou Christi LaMotta. O boxeador, que conquistou um título mundial ao derrotar o francês Marcel Cerdan em 1949, em Detroit, morreu em função de uma pneumonia, informou sua sétima esposa ao site TMZ.

"Só queria que as pessoas soubessem que ele era um grande homem, sensível, forte e com um grande senso de humor", afirmou ainda.

LaMotta foi apelidado de "Touro do Bronx", devido à sua força e em referência ao bairro de Nova York onde nasceu sob o nome de Giacobbe La Motta. Seus pais eram imigrantes italianos.

Campeão mundial do peso médio entre 1949 e 1951, Jake era conhecido por aguentar golpes violentos e a agressividade de seus adversários.

Sua primeira façanha foi tirar a invencibilidade de Sugar Ray Robinson, que perdeu pela primeira vez no dia 5 de fevereiro de 1943. Os dois protagonizaram outras grandes lutas que marcaram a história do esporte.

Em 16 de junho de 1949, Marcel Cerdan e Jake LaMotta fizeram uma das disputas que entraram na lista das "lutas do século". Cerdan colocou em jogo seu título mundial e acabou perdendo, depois de deslocar o ombro esquerdo e desistir da luta no nono round.

A revanche nunca aconteceu, pois Cerdan morreu em um acidente de avião no mesmo ano.

Robert De Niro, que ganhou um Oscar ao interpretar La Motta no clássico dirigido por Martin Scorcese em 1980, também postou uma homenagem: "Descanse em paz, campeão".