Topo

Presidente do COI revela acordo por dupla nomeação para Olimpíadas de 2024 e 2028

18/09/2017 18h16

Los Angeles, 18 Set 2017 (AFP) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, revelou nesta segunda-feira como foi definida a dupla nomeação das Olimpíadas de 2024 e 2028, indicando que a ideia foi originada por funcionários dos Estados Unidos.

Ao falar com jornalistas durante visita de dois dias à Los Angeles, eleita sede dos Jogos de 2028 ao lado de Paris 2024, Bach confirmou que o plano foi discutido pela primeira vez em novembro de 2016, com funcionários da cidade californiana.

Bach revelou que foi o presidente do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Larry Probst, quem sugeriu pela primeira vez a possibilidade de Los Angeles organizarem os jogos de 2028.

"(Probst) me deu a ideia de uma atribuição dupla", contou Bach.

Em novembro de 2016, Bach disse que conheceu o prefeito de da cidade, Eric Garcetti, pouco antes da Assembleia Geral da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais, em Doha.

"Estávamos caminhando pelo passeio marítimo e discutimos as ideias", acrescentou Bach.

"Este foi o momento que conheci o prefeito e o comitê LA. Sabia que estávamos tratando com pessoas que o COI poderia confiar" acrescentou.

Duas semanas depois da reunião em Doha, Bach realizou coletiva de imprensa revelando que o processo de licitação criava "perdedores demais".

"Queria sentir as águas, para ver que tipo de ondas poderia fazer", lembrou Bach.

A reação inicial entre os membros do COI foi em sua maioria negativa, destacou Bach. "A emoção era muito limitada", comentou.

Ainda assim, com o processo de licitação e as evidentes forças das candidaturas de Paris e Los Angeles, o apoio para a nomeação conjunta cresceu. A decisão final foi confirmada na semana passada, em Lima.

Paris ganhou o direito de organizar as Olimpíadas de 2024, 100 anos depois de sediar os jogos pela primeira vez, enquanto Los Angeles vai organizar a edição seguinte, em 2028. Foi a primeira vez que o COI nomeou dois anfitriões ao mesmo tempo.