Topo

Nadal e Federer estreiam com vitória no US Open; chuva cancela jogos

30/08/2017 01h02

Nova York, 30 Ago 2017 (AFP) - O espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer estrearam com vitória no US Open, nesta terça-feira, derrotando o sérvio Dusan Lajovic e o americano Frances Tiafoe, respectivamente, num segundo dia de torneio interrompido por uma chuva constante.

Em busca de seu 20º título de Grand Slam, Federer precisou ser paciente para fechar a partida em cinco sets, parciais 4-6, 6-2, 6-1, 1-6 e 6-4, após 2 horas e 38 minutos de um jogo complicado.

Tiafoe começou o jogo ligado e com mais tempo de bola que o suíço. Federer começou perdendo os dois primeiros games, tentou se recuperar, mas o americano sacou para fechar o primeiro set em 6-4.

Federer se recuperou no segundo, fechando em 6-2. Depois, o suíço encontrou seu melhor tênis e não deu chances para Tiafoe, fechando o terceiro set em 6-1.

No quarto set, Tiafoe melhorou e se recuperou, devolvendo o 6-1 e levando a partida para o quinto set definitivo, vencido por Federer após suado 6-4. Antes da partida acabar, o suíço tinha desperdiçado dois match points e aumentado as esperanças de Tiafoe.

Federer espera o vencedor do jogo entre o esloveno Blaz Kavcic e o russo Mikhail Youzhny.

- Estádio barulhento -Mais cedo, Nadal precisou realizar uma partida séria para não ser surpreendido por Lajovic, que entrou em quadra confiante e levou o primeiro set ao tie-break.

O atual líder do ranking ATP e campeão do Aberto americano em 2010 e 2013 acabou impondo sua superioridade nos momentos decisivos, fechando a partida após uma hora e quatro minutos de jogo, parciais 7-6, 6-2, 6-2.

"O início do jogo foi difícil, ele estava jogando muito bem, sem cometer erros. É ele que estava ditando o ritmo", afirmou Nadal.

Por conta da chuva, o teto retrátil da quadra precisou ser fechado e Nadal se queixou bastante do barulho das gotas caindo no teto.

"Quando o teto se fecha, não dá pra ouvir o som da batida do adversário. Por isso, não conseguia ler muito bem o tiro. Quando você bate na bola, não consegue avaliar se tem que forçar um pouco menos ou mais. Uma coisa é jogar com teto e outra sem teto", comentou o espanhol.

Na próxima rodada, Nadal enfrentará o vencedor do confronto entre o japonês Taro Daniel e o americano Tommy Paul.

Mais cedo, a atual campeã do US Open e sexta cabeça de chave, a alemã Angelique Kerber foi responsável pela grande zebra da rodada, sendo eliminada logo na estreia pela japonesa Naomi Osaka, 6-3, 6-1.

Osaka, de apenas 20 anos e número 45 do mundo, precisou de apenas uma hora e cinco minutos para eliminar a favorita e se classificar à segunda rodada do US Open, na qual enfrentará a vencedora do duelo entre a tcheca Denisa Allertova e a sueca Rebecca Petersen.

"Não posso acreditar. Angelique é uma grande jogadora, mas hoje eu estava me sentindo bem. As coisas acabaram saindo melhor para mim do que para ela", declarou Osaka após a partida.

"Não era meu dia e Naomi jogou realmente muito bem. Em função dos meus resultados, estou jogando pouco e preciso jogar mais para ter confiança", justificou por sua vez Kerber.

Esta foi a primeira vitória de Osaka sobre uma tenista do top 10 da WTA e a segunda vez na história do US Open que a atual campeã é eliminada na primeira rodada (Svetlana Kuznetsova em 2005).

- Chuva cancela 44 jogos -Enquanto Kerber e Osaka duelavam na Quadra Central Arthur Ashe, única que possui teto retrátil, a chuva atrapalhou a rodada desta terça-feira nas quadras abertas, cancelando 44 jogos e adiando o término de outras 11 partidas.

Segundo a organização do torneio, o prognóstico era de "chuva continua durante o resto do dia", o que se confirmou,obrigando a interrupção das partidas.

Antes da chuva atrapalhar a rodada, a número 1 do mundo, a tcheca Karolina Pliskova, avançou avançou a próxima fase ao derrotar sem sustos a polonesa Magda Linette (72ª) em dois sets, parciais de 6-2, 6-1.

A tcheca, de 25 anos e vice-campeã do Aberto norte-americano em 2016, enfrentará na próxima fase a vencedora do duelo entre a americana Nicole Gibbs e a paraguaia Veronica Cepede Royg.

A rodada desta terça-feira foi interrompida devido à chuva em Nova York. Somente a quadra central do complexo de Flushing Meadows possui teto retrátil.

- Resultados desta terça-feria no US Open:

Simples masculino (2ª rodada):

Rafael Nadal (ESP/N.1) x Dusan Lajovic (SRB) 7-6 (8/6), 6-2, 6-2

Roger Federer (SUI) x Frances Tiafoe (EUA) 4-6, 6-2, 6-1, 1-6 e 6-4

Simples feminino (1ª rodada):

Karolina Pliskova (RTC/N.1) x Magda Linette (POL) 6-2, 6-1

Barbora Záhlavova Strycova (RTC/N.23) x Misaki Doi (JPN) 6-1, 6-3

Jelena Ostapenko (SLQ/N.12) x Laura Arruabarrena (ESP) 6-2, 1-6, 6-1

Sorana Cirstea (ROM) x Lesley Kerkhove (HOL) 6-1, 6-3

Yanina Wickmayer (BEL) x Lesia Tsurenko (UCR/N.28) 6-3, 6-1

Naomi Osaka (JPN) x Angelique Kerber (ALE/N.6) 6-3, 6-1

Madison Keys (EUA/N.15) x Elise Mertens (BEL) 6-3, 7-6 (8/6).